-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
Revolução Digital no Mercado Financeiro Brasileiro com Open Banking
Uma revolução digital centrada na experiência do cliente está dominando o mercado brasileiro de serviços financeiros. Com a implementação do Open Banking, espera-se maior agilidade, conveniência, segurança e competitividade nos serviços financeiros, democratizando o acesso ao sistema para os brasileiros. A inovação permite que consumidores tenham controle total sobre seus dados bancários e o compartilhamento aberto entre fintechs, instituições financeiras e de pagamento autorizadas pelo Banco Central.
-
Foco no cliente
-
Segurança de dados
-
Oportunidades de mercado
-
Foco no clienteNessa nova realidade é o cliente quem escolhe como e quais dados deseja compartilhar através do consentimento à instituição detentora da conta.
-
Segurança de dadosO processo é totalmente digital, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e realizado em ambiente supervisionado pelo Banco Central.
-
Oportunidades de mercadoPara as instituições participantes torna-se possível a criação de novos modelos de negócios e o acesso a dados dos clientes em outros participantes.
Destaques Open Banking
Sua empresa está pronta para essa transformação?
A área de Serviços Financeiros da Grant Thornton Brasil auxilia de forma customizada, integrando os aspectos de governança, de produto e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen.
Conheça nossas soluções:
- Roadmap estratégico
Cocriar e definir os caminhos a serem percorridos para implementar a estratégia. A partir de uma visão pragmática do negócio, auxiliamos na organização e priorização das atividades e nas etapas para a entrega de valor aos clientes.
- Design de produtos
Como adequar os produtos já existentes à nova dinâmica do Open Banking? Utilizamos metodologias ágeis e design thinking para identificar os valores dos produtos/serviços existentes e/ou as necessidades de adequação. Para testar as ideias, fazemos a revisão e adequação em sinergia com o ecossistema do Open Banking.
- Diagnóstico do ambiente
Seu ambiente está preparado para essa mudança? É necessário entender as forças e fraquezas do ambiente, levando em consideração o nível de governança, necessidade de adequação das estruturas, aderência aos aspectos regulatórios e capacidades técnicas da estrutura para garantir que o ambiente esteja preparado para execução da estratégia definida.
- Adequação da estrutura
Com base no diagnóstico, é necessário estabelecer um plano para adequação da aderência aos requisitos do Open Banking. O senso de urgência deve ser conduzido de forma que o atendimento aos órgãos reguladores e clientes seja feito de forma dinâmica e priorizando os principais riscos da operação.
- Revisão de políticas
Conforme estipula a Resolução Conjunta, há necessidade de itens específicos que devem estar presentes nas políticas e procedimentos internos. A Grant Thornton Brasil conta com uma ampla base de conhecimento que auxilia no desenvolvimento de políticas consistentes e coesas, considerando o ambiente de negócios específico de cada um de nossos clientes.
- Treinamento
Buscando o engajamento dos times, é necessário um treinamento que permita aos colaboradores entenderem as novas dinâmicas de negócio e os impactos na sua rotina. É necessário incorporar novos skills e mindset na nova cultura de Open Banking.
- Diagnóstico e adequação do ambiente tecnológico
Tendo um escopo bem definido a partir das estratégias traçadas ou ainda, a necessidade de se adequar aos normativos, as empresas vão esbarrar com infraestruturas legadas e com a introdução de novas tecnologias complexas. Esse processo resulta em núcleos de integração personalizados que se transformam em novos obstáculos e geram mais despesas técnicas.
Embora a intenção seja modernizar e eliminar barreiras de acesso aos dados, geralmente essas integrações revelam novas ineficiências. Por isso, é fundamental conhecer esses desafios e níveis de esforços para atendimento à legislação e implementação do Open Banking
- Adequação da jornada do cliente
Considerando a jornada do cliente, existe a necessidade de se atentar para itens regulatórios. Nesse sentido, auxiliamos na adequação das empresas aos fluxos de telas que são exigidos pelo Open Banking.
- Terceirização e homologação de parceiros
O Open Banking envolve um grande ecossistema de soluções e aplicações. Nesse ambiente existem riscos reais que vão desde a incapacidade de atendimento da demanda de processamento até o vazamento de informações que podem gerar multas e sanções.
Conhecer os parceiros e ter uma validação técnica e regulatória é de extrema importância antes de se pensar na terceirização dos recursos. A Grant Thornton possui metodologias de avaliação de capacidade técnica e para riscos cibernéticos, regulatórios e reputacionais para seus parceiros de negócio.
Receba conteúdos exclusivos, agenda de eventos e muito mais