Sempre que um desastre natural acontece, no Brasil e no mundo, surge também uma grande comoção e uma série de iniciativas públicas, privadas e particulares para minimizar os efeitos da tragédia e colaborar com todos que foram impactados.

O caso mais recente aconteceu no Rio Grande do Sul e, neste momento, pessoas de todas as partes estão se unindo num gesto de solidariedade em diferentes iniciativas para oferecer apoio às vítimas.

Dentro deste contexto, campanhas de doações são essenciais e permitem que possamos contribuir à distância em um momento tão sensível. Mas, ao mesmo tempo, surgem também pessoas que tentam se aproveitar da situação de fragilidade e da comoção generalizada para cometer atos de fraude e estelionato, por meio de Pix, QR Codes, boletos, links de pagamentos, arquivos maliciosos (phishing) etc., criando assim um ambiente de desconfiança e prejudicando diretamente as vítimas e quem gostaria de ajudá-las. 

Pensando nisso, visando fortalecer o ambiente de solidariedade e trazer segurança para aqueles que querem ajudar efetivamente às vítimas, elencamos abaixo algumas recomendações para que todos possam ficar atentos.

Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

  • Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

    Pesquise a credibilidade dos beneficiários

    Antes de doar, faça uma pesquisa com o intuito de obter mais informações sobre os beneficiários. Você pode usar buscadores de internet ou redes sociais para verificar notícias, reclamações e outros indicativos a respeito da legitimidade da organização que está recebendo a doação.

  • Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

    Evite responder a contatos não solicitados

    Golpistas e fraudadores podem utilizar ligações telefônicas, e-mails ou mensagens de texto com o objetivo de receber as doações, especialmente após desastres naturais. Ao invés de realizar a doação imediatamente, peça mais informações sobre a organização, desligue e pesquise seu site oficial. Use o ceticismo a seu favor.

  • Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

    Doe diretamente à organização

    Procure usar canais oficiais. Uma vez identificada a legitimidade da organização, utilize seu canais oficiais (Site, WhatsApp e/ou Instagram) e métodos seguros (Pix, cartão de crédito, transferência bancária ou plataformas de pagamento online). Evite realizar os pagamentos a pessoas que se dizem representantes ou que afirmam falar em nome da organização.

    Além disso, fique atento(a)! Estelionatários se utilizam do senso de urgência para induzir os contribuintes ao erro. Por isso, na etapa de validação da doação, caso a chave Pix, o QR Code ou a informação bancária apresente informações e/ou beneficiários em desacordo com o informado na campanha oficial, interrompa o processo e formalize uma consulta aos organizadores, conforme tópico a seguir. 

  • Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

    Pesquise sobre o destino da sua doação

    Antes de realizar a doação, procure informações sobre como os recursos serão utilizados. Procure doar para organizações transparentes e confiáveis, que fornecem detalhes claros sobre como os recursos serão aplicados no apoio às vítimas da tragédia. Se tiver dúvidas, entre em contato diretamente com a organização.

  • Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

    Desconfie de pedidos de informações sensíveis

    Fique atento(a) a solicitações de doações que peçam informações pessoais sensíveis, como números de cartão de crédito, CPF ou dados bancários. Geralmente, organizações legítimas não pedem essas informações por telefone ou e-mail. Se houver dúvidas, contate diretamente a organização por meio de seus canais oficiais para confirmar a legitimidade da solicitação.

  • Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

    Denuncie

    Se você suspeitar de uma organização ou de um esquema de fraude, denuncie para a Polícia Civil e compartilhe essa informação para evitar que mais pessoas sejam enganadas.

    Caso caia em um golpe, entre em contato com seu banco e informe o ocorrido o mais breve possível, solicitando o bloqueio do(s) serviço(s). Em seguida, é importante abrir um boletim de ocorrência de imediato, para aumentar as chances de reaver os valores, além de ajudar a identificar e punir os infratores.

  • Confira seis dicas para evitar fraudes e golpes ao realizar suas doações:

    As doações desempenham um papel fundamental na reconstrução das comunidades devastadas por tragédias. Ao seguir as dicas acima, você pode garantir que suas contribuições sejam feitas com segurança e responsabilidade, atingindo o objetivo final.

Autores 

Alessandre LíderAlessandro Gratão

Líder de Serviços Forenses na Grant Thornton Brasil

 

Leticia Gerente Leticia Garus 

Especialista de Serviços Forenses na Grant Thornton Brasil