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A sua empresa está preparada para atrair e engajar millennials?

A geração do milênio – os chamados millennials – está encorpando cada vez mais o mercado de trabalho e, com isso, trazendo (e solucionando) novos desafios. Isso não é novidade.

Fato é que muitos dos executivos de empresas de diversos setores estão se perguntando: como atrair, recrutar e engajar esse grupo de colaboradores que têm visões de trabalho muito diferentes das gerações anteriores?

Para começar, eles não são profissionais da vida. Em média, os millennials ocuparam 7,8 empregos entre 18 e 30 anos. Esse profissional tende a receber mais ofertas de emprego do que candidatos de gerações mais velhas e troca de emprego com mais frequência do que qualquer geração anterior a eles. Entre outras características: eles planejam ficar com uma empresa por um período muito curto de tempo; seu interesse está naquilo que pode beneficiá-los no presente. Não é devido a uma falta de vontade de se comprometer. Em vez disso, os millennials testemunharam o resultado de uma economia instável, ambientes de negócios cada vez mais competitivos e demissões em massa.

Essa geração investe em aprender com a experiência de trabalho atual, assumindo o máximo de responsabilidade possível e passando para a próxima oportunidade. Eles olham para todas as oportunidades como uma chance de construir sua própria equidade profissional para usar como futuras apostas para ajudar a prepará-los para seguir em frente.

Como resultado, os millennials são impacientes com o status quo. Eles esperam que as organizações estejam abertas às mudanças e às novas maneiras de trabalhar. Eles são, afinal de contas, uma geração que cresceu com a experimentação e se ensina a fazer coisas novas – tudo, desde codificar e construir seus próprios sites até aprender a usar novas ferramentas e tecnologias.

Agregar novos valores e romper tradições

Uma geração que cresceu conectada, eles aprenderam habilidades digitais que esperam transferir para o local de trabalho. E eles têm pouca paciência para as organizações que têm a intenção de fazer as coisas da maneira como são feitas há 50 anos, porque sabem que há atalhos e melhores formas de trabalhar. Eles entendem muito bem que geralmente há um aplicativo para resolver um problema ou melhorar um processo, e o Google está apenas a uma pesquisa de distância. A força de trabalho milenar exigirá que as organizações com as quais elas se comprometam estejam abertas para encontrar maneiras mais eficientes de trabalhar.

As organizações de hoje que buscam recrutar e manter a geração do milênio precisam entender que esse grupo de trabalhadores não compram a mesma ideia de carreira prometida a seus colegas Baby Boomers. Eles valorizam coisas diferentes e suas expectativas no local de trabalho são uma indicação clara dessa mudança. Eles buscam uma cultura organizacional que mapeie seus valores e necessidades específicos. De fato, de acordo com a pesquisa Return on Culture da Grant Thornton, 49% dos funcionários relatam que aceitariam um emprego com menor remuneração em favor de uma cultura organizacional melhor.

Estratégias para engajar os novos talentos

Embora o recrutamento e o engajamento de talentos da geração do milênio sejam um desafio-chave para qualquer empresa atualmente, as empresas podem procurar impulsionar suas vantagens inerentes para atrair os melhores talentos. Por exemplo, a pesquisa de Grant Thornton revela que a flexibilidade de carreira, algo altamente valorizado pelos trabalhadores mais jovens, é um valor central para 68% dos entrevistados de empresas privadas. Essa flexibilidade também é demonstrada no aumento do uso de trabalhadores temporários, contingentes e contratados. De fato, 73% dos executivos indicaram que esses grupos de trabalhadores serviram para melhorar a cultura de sua organização. Como resultado, funcionários relataram maior satisfação e engajamento.

Para empresas privadas - incluindo empresas familiares - que são desafiadas a recrutar e reter talentos da geração do milênio, uma estratégia de foco é a criação de um trabalho significativo que esteja ligado a uma meta maior. Comece analisando com atenção as descrições de funções para os cargos que você está direcionando para o talento milenar. Se for principalmente transacional e orientada a processos, provavelmente não prenderá a atenção deles. Em vez disso, procure incorporar outras responsabilidades ao papel que proporcionará aos funcionários milenares as oportunidades de adquirir novas habilidades ou experiências.

Considere também agrupar millennials em equipes focadas nos mesmos objetivos. Isso permitirá que eles entendam o quadro geral e sintam que estão contribuindo para o resultado do negócio. Concentre-se no significado e propósito ao se comunicar com a geração do milênio sobre seus papéis e responsabilidades. Certifique-se de que eles entendam como o trabalho deles ajuda a empresa a atingir suas metas.

A Chick-fil-A é uma empresa privada americana que possui um sólido histórico de atrair e reter talentos da última geração. Com uma taxa de retenção de 97% entre os funcionários da empresa e 96% entre os franqueados, o foco não está apenas na criação de desafios atraentes para seus funcionários, mas também investe na formação de sua equipe de gerenciamento para serem melhores chefes. Garantir que os gerentes entendam as necessidades exclusivas de trabalho e carreira das gerações mais jovens é fundamental para alcançar as metas de recrutamento e retenção. Isso pode incluir desde a criação de planos de carreira até a oferta de novas oportunidades de desenvolvimento de habilidades para proporcionar flexibilidade nos arranjos de trabalho.

A Clif-Bar é outra empresa privada conhecida por seu compromisso em atender às necessidades da geração do milênio. Conhecida por sua cultura orientada por objetivos, a empresa oferece aos seus funcionários (conhecidos como Clifsters) acomodações invejáveis: os cães vagam pelas instalações, os filhos dos funcionários são atendidos em uma instalação no local e até tem sua própria banda interna. Sua cultura está enraizada na intenção de agradar os trabalhadores da geração do milênio. A marca de alimentos energéticos apoia organizações sem fins lucrativos de pequeno e médio porte inovadoras que devolvem à comunidade através da The Clif Bar Family Foundation. Além disso, a empresa está à frente de US $ 10 milhões em doações para cinco cátedras em pesquisa orgânica até 2020. Ajudou seus fornecedores a se tornarem ambientalmente mais sustentáveis ​​e contribui financeiramente para as melhorias ambientais ecologicamente corretas de seus funcionários.

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O que as empresas privadas podem fazer para acompanharem essas mudanças e engajarem novos talentos da próxima geração? Aqui estão cinco estratégias principais a serem consideradas:

1. Cultive a colaboração

As diferenças geracionais na educação podem ser uma das razões para a desconexão com os trabalhadores da geração do milênio, diz Susy Roberts, fundadora da consultoria de desenvolvimento de pessoas Hunter Roberts. A executiva diz que as gerações mais velhas foram ensinadas a fazer “suas próprias pesquisas, mostrar seu funcionamento” e explicar como chegaram às suas respostas. “Para a geração do milênio, o sistema educacional é totalmente diferente. O trabalho em grupo é incentivado, a pesquisa não é mais conduzida sozinha nas bibliotecas e o debate e a discussão formam a base de lições, palestras e seminários”, aponta. Compartilhar ideias, aprender com os outros e coproduzir é uma característica geracional que o funcionário milenar está acostumado com a tecnologia como ponto de partida.

2. Foco no desenvolvimento de habilidades

As empresas que buscam atrair e reter funcionários da geração do milênio precisam se concentrar na criação de experiências de trabalho que ajudem a desenvolver suas habilidades. Empresas de consultoria, bancos de investimento e escritórios de advocacia já utilizaram essa mentalidade, oferecendo oportunidades formais de desenvolvimento de habilidades e orientação.

Isso ajuda os funcionários a se sentirem engajados e investirem na organização. O Google está entre as empresas que aproveitam a necessidade de aprimoramento de habilidades da geração do milênio enviando funcionários para acampamentos ou conferências. Além de promover um melhor senso de engajamento dos funcionários e valor para a empresa, os programas de treinamento auxiliam na transferência de conhecimento. Com 10.000 boomers atingindo a idade de aposentadoria a cada dia, treinamento e educação serão vitais para uma transição geracional suave.

3. Mantenha os millennials com um plano de carreira

De acordo com o estudo Return on Culture da Grant Thornton, mais da metade dos millennials entrevistados (51%) citam trajetórias de carreira claras e senso de propósito como elementos-chave da cultura que direcionam sua lealdade à organização.

Metade menciona a mentoria como um fator importante. Para continuar investindo em uma organização, a geração do milênio precisa ver um caminho adiante. É fundamental que as empresas forneçam esse caminho e ofereçam oportunidades de aprendizado de forma proativa para permitir que a geração do milênio melhore sua capacidade de desempenhar seu papel atual e prepará-lo para a próxima. Manter conteúdo regular e um roteiro de desenvolvimento formalizado com marcos definidos a cada seis meses para demonstrar a progressão na carreira ajudará a reter talentos de primeira geração.

Criar múltiplas carreiras na sua organização, cada uma exigindo capacidades e responsabilidades crescentes, pode ser a chave para manter este grupo de trabalhadores ávidos por novas experiências profissionais. Considere emparelhar um mentor com os funcionários para desenvolver conjuntos de habilidades em caminhos de sua própria escolha.

4. Promova uma cultura orientada por objetivos

Para a geração do milênio, sua cultura corporativa não é apenas um slogan de marketing. É uma razão importante pela qual eles participam, permanecem ou saem da sua organização. Sua cultura deve ser significativa, autêntica e claramente entendida.

Certifique-se de delinear seus valores, cultura e propósito e comunique-os continuamente aos seus funcionários. Em particular, os millennials se preocupam com o impacto social de seu trabalho e com o que a empresa está comprometida. Certifique-se de transmitir o “porquê” por trás do que sua empresa faz quando busca atrair e reter com sucesso o talento milenar.

Com o objetivo querendo incentivar a satisfação, e a lealdade dos funcionários, muitas empresas ampliaram suas iniciativas de responsabilidade social corporativa nos últimos anos. Eles variam de tempo remunerado para o voluntariado - a NuStar Energy oferece 60 horas por ano, por exemplo - para a Salesforce, cujo modelo 1-1-1 garante 1% de seu produto, tempo e recursos para causas de caridade.

5. Facilite a transparência

Em uma era em que as reuniões semanais e as políticas de portas abertas são um dado, a geração do milênio deseja aumentar a transparência em tudo, desde salários a feedback. As análises anuais de desempenho não são suficientes para esta geração de trabalhadores. Eles anseiam por aprendizado contínuo sobre o que estão fazendo certo e errado e como podem melhorar. Considere o caso da Adobe, que trocou suas análises anuais de desempenho em 2012 por “check-ins” informais, que ocorrem pelo menos trimestralmente. Desde a sua implementação, a abordagem revisada foi creditada com a redução do faturamento da empresa em 30%, bem como a economia de 80.000 horas por ano que os gestores gastariam em revisões anuais de desempenho.

Pense fora da caixa da retenção tradicional

Recrutar e reter talentos desta geração tem seus próprios desafios e recompensas para as organizações. Para ter sucesso, as empresas precisam estar dispostas a pensar de maneira diferente sobre o gerenciamento de talentos. Em suma, eles precisam pensar fora da caixa da tradicional retenção.

Falando durante um recente CFO Insights Exchange da Grant Thornton, Jim Ledbetter, editor Inc., sugeriu que as empresas que buscam atrair com sucesso os principais talentos da geração do milênio precisam adotar diferentes métodos focados na tecnologia para o recrutamento.

“Aplicações de inteligência artificial estão sendo usadas em muitos locais de trabalho para identificar possíveis candidatos”, disse Ledbetter. “Muitas entrevistas de emprego estão sendo feitas em vídeo para que você possa passar rapidamente pelos vídeos para identificar os candidatos que gostaria de entrevistar pessoalmente. Acelerar as opções de tecnologia pode ser muito útil para muitas empresas ”.

Outra maneira pela qual as organizações de hoje podem obter uma vantagem competitiva quando se trata de recrutar e reter a força de trabalho milenar é por meio da análise avançada de dados. "Há um grande interesse em todo o conceito de análise da força de trabalho", explicou Mike Ward, diretor nacional da consultoria de negócios, Grant Thornton. Capturar dados de dentro da empresa para impactar tudo, desde revisões de desempenho anteriores até dados de mineração para funcionários com o maior potencial para futuras funções no planejamento de sucessão, pode ser inestimável para as organizações. Os atuais e modernos sistemas de gerenciamento de capital humano oferecem muitas opções para usar a análise da força de trabalho para uma melhor tomada de decisão relacionada à gestão de talentos.

Embora as necessidades de trabalho desejadas pelos talentos de última geração sempre tenham sido desejadas pelos funcionários, para a geração do milênio, elas são uma condição de emprego, e não apenas “boas-vindas” em um emprego. As empresas descobrirão se continuarem ignorando essas necessidades, os millennials e os funcionários da Geração Z estão apenas a um passo de encontrar um empregador que cumpra sua promessa de marca de um futuro melhor e uma visão maior.

Quer saber mais? Faça o download do relatório Return on Culture da Grant Thornton e entre em contato com a nossa equipe de especialistas em Consultoria.