IBR

Apesar dos desafios e dificuldades, empresas de médio porte em todo o mundo planejam expansão internacional

insight featured image
Globalmente, mais de metade das empresas de médio porte (52%) planejam aumentar o seu foco estratégico nos mercados internacionais durante os próximos 12 meses.
ÍNDICE

Essa perspectiva ambiciosa e positiva surge apesar das preocupações sobre a incerteza econômica, as relações comerciais globais, as próximas eleições a nível mundial e os conflitos em curso no Médio Oriente e na Europa.

Mudança de rotas comerciais

  • 42% das empresas de médio porte em todo o mundo estão planejando aumentar o número de países para os quais vendem este ano. O país que é visto como a melhor nova oportunidade, com a maioria das empresas a dizer que planeiam começar a fazer negócios, há [necessidade de obter análise de dados]
  • No geral, os três principais países onde as empresas planeiam manter ou aumentar as exportações são [precisa de obter análise dos dados de classificação]
  • Os dados revelam que os líderes empresariais vêem frequentemente os países vizinhos como parceiros comerciais importantes; Os EUA olham para o Canadá, a França para a Alemanha e a Alemanha para a França. Isto demonstra relações profundamente enraizadas, mas também aspectos práticos como o custo do transporte.

O apetite de expansão, por parte das empresas de médio porte, em diversos países, demonstra a ansiedade para crescer internacionalmente, apesar da incerteza política que pode estar pesando nas mentes dos líderes empresariais, dado que em 2024 veremos muitos países tendo eleições.

Globalmente, em 2024, mais eleitores do que nunca na história irão às urnas, já que pelo menos 64 países – cerca de 49% da população mundial – deverão realizar eleições nacionais, incluindo Estados Unidos, Reuni Unido, Índia, Paquistão, e diversos países da União Europeia.

As tensões geopolíticas também apresentam riscos e 57% das empresas com foco internacional citam isto como uma preocupação. Embora as cadeias de abastecimento tenham sido resilientes frente aos conflitos na Europa e nas rotas comerciais essenciais, o friendshoring e o nearshoring – comércio com parceiros politicamente alinhados ou geograficamente próximos, respectivamente - parecem prontos para jogar um papel significativo no planejamento de negócios das empresas.

Apesar deste cenário, as empresas de médio porte sentem-se capazes de lidar com a incerteza política e econômica.

  • 92% das empresas de médio porte dizem, com base em experiências geopolíticas e econômicas passadas, que estão preparadas, muito preparadas ou extremamente preparadas para futuros imprevistos ou circunstâncias inexperadas. As empresas aprenderam a importância do preparo para adversidades e do planejamento futuro.

Motivações do middle market: a qualidade conta

O que as empresas pretendem com suas atividades internacionais é tão informativo quanto os locais onde elas enxergam as oportunidades.

Os principais atributos que as empresas de médio porte pretendem extrair dos negócios internacionais nos próximos 12 meses nos dão uma visão sobre o que é importante para elas quando crescem e melhoram a sua presença comercial.

  • Melhorar a qualidade - 37%
  • Acesso a novas tecnologia - 35%
  • Acesso a novos clientes - 35%

Globalmente, apenas 1 em cada 4 (24%) empresas está tentando obter eficiência de custos através de negócios internacionais.

Melhorar a qualidade é o principal objetivo dos esforços internacionais das empresas em todos os setores, exceto em Tecnologia, Comunicação Social e Telecomunicações, que utilizam principalmente os negócios internacionais para obter acesso às novidades tecnológicas que estão sendo desenvolvidas em outros países. Isto poderia servir como um aceno para a crescente corrida pela adoção da IA.

  • No setor de Bens de Consumo, o foco secundário é o acesso aos clientes, com 39% das empresas afirmando que este é o grande objetivo do seu comércio global.
  • No setor de Serviços Financeiros, o acesso à tecnologia é o segundo objetivo mais citado, depois da melhora da qualidade.

Os líderes empresariais do mercado médio estão superando as barreiras do crescimento através da utilização inteligente das rotas comerciais globais e da obtenção de valor através das suas cadeias de abastecimento. Com isso, estão melhorando a qualidade de suas entregas e, muitas vezes, ampliando seu acesso à tecnologia, uma vez que a IA e a automação oferecem oportunidades para novos produtos e novas formas de trabalhar, ajudando as empresas a competir nos seus próprios mercados internos e nos mercados de exportação. 

A capacidade destas empresas para encontrar formas de crescer e atingir os mercados internacionais, apesar de questões sensíveis do ponto de vista econômico e geopolítico, mostra o espírito empreendedor dos seus líderes. 

Ainda assim, é necessário um planeamento cuidadoso. Ter as informações corretas e uma reavaliação constante do planejamento e da gestão é fundamental para se tomar as decisões corretas.