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Construindo resiliência em negócios internacionais

Navio no meio do oceano
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As empresas com foco internacional precisam ser resilientes para garantir crescimento e desenvolvimento contínuos. E os negócios de médio porte têm a vantagem única sobre seus concorrentes maiores de serem muito mais flexíveis quando se trata de reagir às mudanças. O mais recente International Business Report (IBR) da Grant Thornton mostra como o mid-market planeja construir essa resiliência em meio à incerteza global contínua – com foco particular na evolução das cadeias de fornecimento e dos padrões comerciais. 

A necessidade de resiliência nos negócios internacionais

O mid-market global conseguiu permanecer otimista em relação ao futuro. No entanto, apesar do abrandamento da pressão inflacionária, que muitos esperam que estabilize os custos, ainda há muita incerteza nos mercados internacionais. O Global Risks Report, do Fórum Econômico Mundial (WEF), destacou uma perspectiva mundial negativa, com instabilidade e risco contínuo esperados nos próximos dois anos. Prevê-se que esta tendência continue ao longo da próxima década. 

Estes riscos trazem consigo um nível de incerteza que as empresas simplesmente não conseguem planejar. Isto ficou particularmente evidente durante a pandemia de Covid-19, mas também foi observado em outros níveis nos últimos anos. Os conflitos globais, os choques macroeconômicos e o impacto das mudanças climáticas também conduziram a desafios significativos, em particular nas rotas comerciais e nas cadeias de abastecimento globais.

Globalmente, o mid-market está focado na qualidade, com 37% das empresas procurando melhorar a qualidade através da realização de negócios internacionais. 20% também recorrem aos negócios internacionais para desenvolver a resiliência da sua cadeia de abastecimento.

Estas duas áreas, quando consideradas em conjunto, mostram quão importante é uma cadeia de abastecimento resiliente e focada na qualidade. O mercado de médio porte colocou uma ênfase clara na construção de qualidade em todos os níveis de negócios, e a resiliência será naturalmente desenvolvida como parte disso.

Como as cadeias de abastecimento globalizadas podem construir melhor resiliência

À medida que o mercado intermédio continua a se tornar mais globalizado, as cadeias de abastecimento ficam cada vez mais complexas. Embora a globalização ofereça muitas oportunidades às empresas com mentalidade internacional, esta maior complexidade também expõe as organizações a mais riscos.

Em última análise, a cadeia de abastecimento é tão forte quanto o elo mais fraco e, portanto, os líderes do mercado intermédio estão interessados ​​em identificar e corrigir onde isto representa uma ameaça.

Além disso, há pressão tanto do ponto de vista regulamentar como ético para o desenvolvimento de cadeias de abastecimento mais sustentáveis. Na verdade, a sustentabilidade (39%) perde apenas para a relação custo-benefício (54%) no que o mercado médio considera ao tomar decisões sobre a cadeia de abastecimento internacional. Esta pressão, aliada a um ambiente empresarial global incerto, levou o mercado intermédio a repensar e a reduzir os riscos das suas cadeias de abastecimento.

Foto socio GTIL.png Dave Munton, líder global de capacidades e suporte internacionais da Grant Thornton International, explica que não há dúvida de que as cadeias de abastecimento se tornaram mais complexas e mais frágeis, e que as empresas que reduzirem os riscos da sua cadeia de abastecimento e, ao mesmo tempo, abraçarem a agenda de sustentabilidade, serão as que impulsionarão o sucesso.

“Encontrar o equilíbrio ideal entre a sustentabilidade ambiental eficaz e um nível aceitável de risco nas cadeias de abastecimento é um requisito fundamental para o crescimento do mercado médio. A diversificação ativa nas cadeias de abastecimento oferece ao mercado médio um caminho para uma melhor resiliência, pois, se uma parte da cadeia for afetada negativamente, toda a cadeia não falhará devido a um elo comprometido.” 

Rotas comerciais resilientes que promovem o crescimento internacional 

A incerteza global levou a repensar quantas organizações de médio porte conduzem negócios internacionais. A redução dos riscos tornou-se agora uma preocupação fundamental, e um método para isso tem sido a mudança das rotas comerciais para modelos mais resilientes e confiáveis. Globalmente, as empresas de médio porte veem as cadeias de abastecimento e os sistemas de aquisição complexos (45%) e a qualidade da infraestrutura de transporte (42%) como restrições ao crescimento dos negócios. 

Dois métodos populares que surgiram para combater este risco são o nearshoring e o friendshoring. Estas relações estreitas permitem um maior conhecimento dos mercados locais, reduzindo o risco global de expansão. Com 42% das empresas globais de médio porte procurando aumentar o número de países para os quais vendem nos próximos 12 meses, construir relacionamentos fortes entre vizinhos próximos e/ou aliados será vital para garantir o crescimento sustentável.

GTIL sócia canada“As empresas precisam ter certeza de que possuem relacionamentos locais sólidos que apoiam a entrada em novos mercados e, inclusive, que entendam as nuances das culturas para as quais você está se mudando", Michelle Alphonso, líder de consultoria em transações e private equity da Grant Thornton Canadá.

O uso de nearshoring e friendshoring pelo mercado intermediário pode oferecer um uso muito eficaz do capital disponível. Considerando que o acesso ao financiamento tem sido difícil no recente ambiente monetário global, e que 40% das empresas globais do mercado médio ainda veem a escassez de financiamento como uma restrição empresarial fundamental, esta é uma forma de algumas empresas terem conseguido continuar a crescer.

“Do ponto de vista canadense, nosso vizinho mais próximo são os EUA. É uma economia forte, com um enorme potencial. Oferece ao Canadá o maior e melhor uso de capital, um ponto de entrada de baixo custo, com grande estabilidade e retornos potencialmente elevados. Acredito que o equilíbrio entre custo, qualidade, mitigação de riscos, conhecimento e familiaridade – todos esses fatores contribuem para que o nearshoring esteja se tornando cada vez mais uma tendência”, afirma Michelle. 

Qualidade de condução do mercado intermediário

Apesar da atual incerteza em todo o mundo e da ameaça de novas crises geopolíticas, o mercado médio continua a demonstrar uma resiliência notável. O nosso estudo IBR de 2023 mostrou que muitas empresas de médio porte remodelaram as suas cadeias de abastecimento internacionais na sequência da COVID-19, à medida que procuravam reduzir o risco e agregar mais valor.

A flexibilidade e adaptabilidade do mercado médio continuam a ser características fundamentais que permitem às organizações continuarem a crescer e a desenvolver-se internacionalmente. Apesar do nível geral de incerteza global, 92% das empresas de médio porte acreditam que estão preparadas para futuras circunstâncias imprevistas com base em experiências geopolíticas e econômicas passadas.

“As empresas de médio porte têm um tamanho que lhes permite responder rapidamente – o processo de tomada de decisão entre o problema e a mudança é bastante curto. Durante vários anos, o mercado médio, e certamente o mercado médio superior, foi previsto como a parte da economia que mais cresce a nível mundial. Essa agilidade, capacidade de resposta e confiança alimentam o nível de otimismo contínuo”, reforça Munton.

O investimento nas pessoas, no posicionamento da marca e a tentativa de mitigar as restrições comerciais têm um papel a desempenhar para garantir que o mercado médio esteja preparado para prosperar internacionalmente, independentemente dos ventos contrários geopolíticos ou econômicos. Construir resiliência permite uma cadeia de fornecimento de maior qualidade, levando a melhores resultados para clientes e demais stakeholders.

Investir no crescimento internacional

O mercado médio global demonstrou uma notável resiliência econômica ao longo de alguns anos difíceis. A vontade e o impulso para continuar a investir no crescimento internacional são prova disso. Com mais de metade das empresas de médio porte (52%) planejando aumentar o seu foco estratégico em negócios internacionais durante os próximos 12 meses, é claro que existem oportunidades de expansão global, apesar de um ambiente geopolítico incerto.