Insights

EFRAG lança Padrão de Relato de Sustentabilidade Voluntário para PMEs não listadas

photography-landscape-cow-hill-pasture-road-sunbeam
Destaques

A IFRS Foundation e o European Financial Reporting Advisory Group (EFRAG) anunciaram, em dezembro de 2024, a liberação do parecer técnico sobre o padrão de relato voluntário para micro, pequenas e médias empresas não listadas, o Voluntary Sustainability Reporting Standard (VSME) ou Padrão Voluntário de Relatórios de Sustentabilidade, em português.

Este parecer é resultado de um pedido da Comissão Europeia e considera o feedback recebido durante sua consulta sobre a primeira versão deste padrão. O VSME foi aprovado pelo Grupo de Especialistas Técnicos em Relato de Sustentabilidade da EFRAG em outubro de 2024 e pelo Conselho de Relato de Sustentabilidade da EFRAG em novembro do mesmo ano. 

Acesso a financiamento sustentável

O VSME tem como objetivo auxiliar as PMEs, que não estão no escopo da Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD), na elaboração de relatórios de sustentabilidade e no acesso a financiamento sustentável.

O novo padrão de relato voluntário foi projetado para fornecer um conjunto de informações simplificadas, a ser utilizado em substituição aos esforços atuais, que incluem questionários variados e solicitações de dados ESG. 

Módulos VSME e próximos passos

O VSME está estruturado em Módulos Básico e Abrangente. A EFRAG acredita que esses dois módulos atendam a maioria das solicitações recebidas pelas PMEs, de stakeholders que incluem bancos, investidores e grandes corporações, ao mesmo tempo em que oferecem alguma flexibilidade.

Além do padrão, a EFRAG planeja continuar trabalhando em iniciativas adicionais em 2025, que incluirão a emissão de guias de apoio, materiais educativos, atividades de divulgação, eventos de conscientização e o monitoramento de quaisquer ferramentas e plataformas emergentes. 

Impactos para empresas brasileiras

A iniciativa da EFRAG surge como resposta ao aumento nas demandas de mercado às informações ESG, incluindo as PMEs, especialmente financiadores e grandes parceiros comerciais. A VSME pode marcar um ponto de viragem na forma como as PMEs europeias encaram a sustentabilidade, tendência que deve ser seguida pelo Brasil e outras jurisdições.

O relato é voluntário, mas estratégico. As PMEs que inovarem e forem pioneiras nesta matéria não só comunicam o seu compromisso com a sustentabilidade, mas também demonstram ambientes de gestão mais robustos e promovem a sua imagem positiva junto aos seus stakeholders.

Análise dos nossos especialistas

O novo padrão fornecerá às PMEs de maneira voluntária, diretrizes claras para responder a solicitações de dados de sustentabilidade de forma consistente e padronizada.

Optar por utilizar este padrão ajudará as entidades a avançarem em direção a um ambiente de relato de sustentabilidade mais coerente com demandas de mercado e útil para a tomada de decisões. 

Acesse o VSME emitido pela EFRAG