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O vencedor das eleições de novembro nos Estados Unidos terá uma oportunidade única de reformular a política tributária americana. Há expectativa de que as mudanças incorporadas no código tributário no final de 2025 levem a uma reforma tributária mais ampla (confira nosso artigo sobre o que está programado para mudar).
Os republicanos e os democratas têm visões muito diferentes sobre como reformular o código tributário. Este artigo apresentará uma comparação das plataformas tributárias dos dois candidatos a presidente, mas é importante considerar essas propostas em seu contexto.
O que isso significa?
As plataformas de campanha dos partidos têm um objetivo: fazer com que os candidatos do partido sejam eleitos. Normalmente, as campanhas se concentram em metas amplas e deixam de fora muitos detalhes difíceis. Em geral, os candidatos não estão muito preocupados com obstáculos práticos ou políticos para a promulgação. As propostas não precisam ser administráveis ou consistentes, desde que sejam atraentes para os eleitores.
Ninguém deve esperar que uma plataforma tributária seja promulgada exatamente como foi prometida na campanha. A Lei de Redução de Impostos e Empregos (TCJA) diferia significativamente da plataforma tributária de Trump de 2016, assim como a Lei de Redução da Inflação da plataforma de Biden de 2020. O controle do Congresso também será muito importante para o resultado.
Comparação das plataformas tributárias
Comparar as plataformas tributárias dos dois candidatos à presidência é particularmente difícil este ano. O ex-presidente Donald Trump tem um longo histórico de evolução de posições fiscais em três campanhas consecutivas e quatro anos no cargo. Pode ser difícil identificar quais posições representam suas prioridades atuais, pois ele costuma falar de improviso e, às vezes, lança novas propostas com pouco ou nenhum aviso.
A descrição da plataforma de Trump se baseia principalmente em suas declarações durante a campanha. Em algumas áreas, as posições anteriores (e algumas posições republicanas mais amplas) são destacadas, com o contexto de como a posição pode ter evoluído.
A candidata democrata e atual vice-presidente Kamala Harris, por outro lado, tem um registro fiscal muito mais fraco. Ela não esteve muito envolvida com a política tributária em seu curto mandato no Senado e não tinha uma plataforma tributária abrangente durante sua campanha nas primárias democratas de 2020. Ela absorveu grande parte da plataforma tributária do presidente Joe Biden, embora nem sempre esteja claro até que ponto. Ela confirmou de forma afirmativa o apoio a várias posições de Biden e rompeu com ele em algumas áreas importantes. Ela também lançou dois planos econômicos com muitas novas propostas de impostos.
A descrição da plataforma de Harris baseia-se principalmente nas propostas de seus planos econômicos recentes e nas declarações que ela fez desde que se tornou a candidata. Em algumas áreas, as posições da plataforma de Biden são destacadas como potencialmente incorporadas à plataforma dela, com contexto adicionado para descrever as suposições. Ele também menciona algumas prioridades de seu tempo no Senado e propostas de campanha anteriores, com notas para descrever o contexto.
Os pontos comparados abaixo não são exaustivos e não abrangem todas as posições políticas ou todos os aspectos do histórico legislativo de cada candidato. Elas têm o objetivo de identificar algumas das propostas tributárias e diferenças de políticas mais significativas a partir de 10 de outubro.
Plataformas Tributárias - Trump vs.Harris
Trump
- Reter a taxa de 21% com taxa de 15% para atividades domésticas não especificadas
- Trump também mencionou uma taxa geral de 20% em discurso com um grupo comercial
Harris
- Aumentar a taxa para 28%
- Harris originalmente endossou uma taxa de 35% nas primárias de 2020
Trump
- Manter a dedução de repasse da Seção 199A
- Campanhas e declarações anteriores mencionaram cortes de impostos sobre a folha de pagamento não especificados e a restauração da depreciação de bônus de 100%
Harris
- Criar um novo crédito fiscal não especificado da America Forward com requisitos trabalhistas para empresas envolvidas em "campos inovadores", particularmente para "reequipar ou reconstruir uma instalação existente"
- Criar dedução padrão não especificada para pequenas empresas
- Aumentar a despesa inicial para US$ 50.000
- Aumentar o crédito fiscal para habitação de baixa renda
- Crie um crédito fiscal para a construção de casas iniciais
- Permita um crédito para certos custos de reabilitação
Trump
- Revogar os incentivos fiscais de energia do IRA, particularmente aqueles para veículos elétricos
- Alguns republicanos recentemente suavizaram a revogação ampla
Harris
- Barra certos benefícios fiscais para proprietários corporativos que aumentam os aluguéis
- Proibir certos benefícios fiscais para contribuintes que compram mais de 50 casas unifamiliares
- Enquanto concorria em 2020, Harris apoiou uma sobretaxa para grandes bancos e um imposto sobre transações financeiras, embora o imposto sobre transações financeiras tenha sido destinado a um plano "Medicare para todos" que ela até agora não ressuscitou.
- Harris não endossou explicitamente toda a plataforma de Biden, mas presume-se que apoie muitos dos aumentos de impostos em propostas orçamentárias recentes, incluindo:Aumento do imposto de recompra de ações para 4%
- Aumento da taxa CAMT para 21%
- Exceto deduções para todos os salários superiores a US$ 1 milhão para todos os funcionários
- Limitando as trocas semelhantes da Seção 1031 a US$ 500.000 em ganho
- Endurecendo as regras de ativos digitais
- Revogação dos incentivos fiscais ao petróleo e ao gás
- Restringindo tipos específicos de transações corporativas
Trump
- Isentar de imposto a receita de gorjeta
- Isentar de imposto os pagamentos da Previdência Social
- Isenção de imposto sobre o pagamento de horas extraordinárias
- Revogar a tampa SALT
- Estender os cortes de impostos do TCJA
- Reduzir ou eliminar o imposto de renda para americanos que vivem no exterior
- Criar uma dedução para juros de empréstimos de automóveis em carros domésticos
- 'Pense em' eliminar o imposto de renda para militares e socorristas
- Documento da plataforma republicana sugere "apoiar a casa própria por meio de incentivos fiscais"
- Trump discutiu no passado um "corte de impostos para a classe média" de 10% e a redução da faixa de imposto de 22% para 15%
- Trump sugeriu substituir o imposto de renda o máximo possível por tarifas
Harris
- Isentar de imposto a receita de gorjeta
- Estenda EITC e CTC aprimorados
- Crie crédito para o comprador de casa pela primeira vez
- Aumente o CTC para US$ 6.000 no primeiro ano de vida
- A promessa de Harris de não aumentar os impostos sobre aqueles que ganham menos de US $ 400.000 presumivelmente implica estender os cortes do TCJA abaixo desse limite
- Enquanto estava no Senado, Harris propôs um crédito reembolsável para poupadores e aumento do crédito fiscal para crianças e dependentes na Lei
- LIFT, e também apoiou um crédito para aqueles que gastam mais de 30% no aluguel
Trump
- Trump discutiu o fim do crédito fiscal premium aprimorado da ACA
Harris
- Expandir o imposto NII de 3,8% e aumentar a taxa máxima de NII e Medicare para 5%
- A Lei LIFT de Harris em 2020 propôs rescindir os cortes de impostos do TCJA para mais de US$ 100.000 em renda, o que aumentaria a taxa individual máxima para 39,6%, embora ela agora tenha reiterado a promessa de Biden de não aumentar os impostos sobre aqueles que ganham menos de US$ 400.000.
Trump
- Trump discutiu indexar ganhos de capital à inflação antes de rejeitar durante seu primeiro mandato
- Trump criticou no passado o tratamento tributário dos juros transportados e o TCJA aumentou o período de detenção para o tratamento de ganhos de longo prazo
Harris
- Aumentar o imposto sobre ganhos de capital para 28%
- Implementar imposto mínimo "bilionário" sobre ganhos não realizados
- Harris não mencionou explicitamente os juros transportados, mas pode apoiar implicitamente a proposta de Biden de tributar os juros transportados como renda ordinária
Trump
- Trump tornaria permanentes as disposições do imposto imobiliário TCJA
Harris
- O orçamento de Biden revogaria o aumento da base dos ativos herdados e exigiria impostos na morte
Trump
- Implementar uma tarifa de 10% sobre todos os produtos importados (Trump também mencionou 20%) e uma taxa de 60% contra a China, potencialmente para compensar outros cortes no imposto de renda
- Trump e os republicanos do Congresso têm criticado profundamente o acordo do Pilar 2 e ameaçaram tarifas recíprocas e outros impostos sobre países que impõem certos impostos sobre a renda dos EUA ou multinacionais dos EUA
Harris
- As declarações de campanha de Harris parecem endossar o pacote abrangente de propostas tributárias internacionais do governo Biden que arrecadaria cerca de US$ 632 bilhões em receita ao alinhar as regras dos EUA mais de perto com o imposto mínimo global do Pilar 2