-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Serviços Atuariais
Soluções eficazes para auxiliar o mercado de transferência de riscos com normas para provisões e solvência
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
Este relatório ressalta as respostas do auditor aos riscos avaliados de distorção relevante decorrentes de estimativas feitas na aplicação da norma.
O impacto da IFRS 17 será sentido por muitos stakeholders, incluindo, mas não se limitando aos preparadores das demonstrações financeiras, os responsáveis pela governança de entidades que emitem contratos de seguro, investidores, reguladores, analistas e auditores.
Definição
-
O Comitê Global de Políticas Públicas (GPPC - Global Public Policy Committee) é composto por representantes das seis maiores redes internacionais de contabilidade – Grant Thornton, Deloitte, EY, KPMG, PwC e BDO
Com a proximidade da data efetiva de obrigatoriedade da norma em 1º de janeiro de 2023, todos os tipos de negócios, não apenas negócios de seguros registrados, precisam começar a avaliar o impacto tempestivamente. Em particular, os comitês de auditoria devem considerar a qualidade dos relatórios financeiros da IFRS 17.
Considerando esses aspectos, o Global Public Policy Committee (GPPC) publicou outro documento que se baseia no documento publicado em 2020 ‘Implementation of IFRS 17 Insurance Contracts – Consideration for those charged with governance’. Este documento adicional ressalta a abordagem do auditor para estimativas de auditoria e julgamentos associados feitos na aplicação da IFRS 17.
Após uma introdução, este artigo está dividido nas seguintes seções:
1. Como o auditor pode avaliar o risco de distorção relevante nas demonstrações financeiras decorrentes especificamente da aplicação da IFRS 17, incluindo a consideração de:
- a entidade seguradora e seu ambiente
- o risco de distorção relevante nas estimativas, incluindo riscos inerentes e riscos de controleAs respostas do auditor aos riscos avaliados de distorção relevante, incluindo o teste de como a administração fez as estimativas contábeis e o desenvolvimento de uma estimativa pontual ou intervalo do auditor;
2. As respostas do auditor aos riscos avaliados de distorção relevante, incluindo o teste de como a administração fez as estimativas contábeis e o desenvolvimento de uma estimativa pontual ou intervalo do auditor;
3. Dados, sistemas de informação, processos e controles (incluindo avaliação de risco, teste e impacto na abordagem de auditoria);
4. Divulgações das demonstrações financeiras relacionadas a estimativas contábeis e incertezas de estimativas;
5. Outras considerações para o auditor e a entidade seguradora, como parcialidade da administração e ceticismo profissional.
Como a Grant Thornton Brasil pode auxiliar a sua empresa?
Desenvolvemos uma abordagem diferenciada a partir de um programa modular que possibilita a contratação de serviços em diversas fases do projeto de implementação da IFRS 17.