International Business Report

Incertezas econômicas impactam otimismo dos negócios globais do mid-market

insight featured image
Contents

Diante dos altos níveis de incerteza econômica globalmente, o otimismo entre as lideranças empresariais de médio porte caiu para 59% no segundo semestre de 2022, cinco pontos percentuais a menos em relação ao período imediatamente anterior. Apesar da queda revelada pelo International Business Report (IBR) da Grant Thornton, o otimismo segue acima da média histórica, indicando que a esperança dos negócios na volta à normalidade pode estar próxima.

Otimismo nos negócios 2019 – 2022

Muitas economias ao redor do mundo estão se preparando para uma recessão incomum. Uma é caracterizada por condições geralmente associadas a um boom, como baixos níveis de desemprego (em vez de níveis crescentes) e bancos centrais elevando as taxas de juros (em vez de cortá-las). Essas características incomuns, combinadas com o que muitos analistas esperam ser uma regressão superficial e curta, podem significar que a resposta 'usual' a uma recessão pode não ser o curso de ação correto para as empresas.

Otimismo das lideranças empresariais brasileiras
Brasil alcança a 6º posição do ranking global
Otimismo das lideranças empresariais brasileiras
Leia o artigo

Por exemplo, agora pode não ser o momento certo para reduzir o número de funcionários em busca de economia de custos. Com um número recorde de empresas citando a disponibilidade de trabalhadores qualificados como uma restrição importante para o crescimento de seus negócios (57%) - se qualquer recessão durar pouco, as demissões podem deixar as empresas com poucos funcionários quando a demanda aumentar novamente.

Não há dúvida de que as empresas estão lutando com o que pode acontecer neste ano. A incerteza econômica e os custos de energia continuam sendo as principais preocupações em todo o mundo, com 60% das empresas citando-os como uma restrição ao crescimento de seus negócios. Isso é seguido de perto pela disponibilidade de pessoas qualificadas (57%) e custos de mão de obra (55%).

As preocupações com a escassez de financiamento diminuíram um pouco, para 47% das lideranças empresariais pesquisadas citando-a como uma restrição, em comparação com 50% no segundo semestre do ano passado. 

No entanto, o verdadeiro impacto do aumento das taxas de juros pode ser visto ao comparar dados históricos, pois isso é mais que o dobro da média pré-pandemia de 22%. Isso também é verdade para custos de energia (60% citando hoje em comparação com 29% na média pré-pandemia) e infraestrutura de transporte de qualidade (49% hoje em comparação com apenas 16% na média pré-pandemia). A escassez de pedidos foi outra restrição citada por 53% das empresas de médio porte.

Principais preocupações de negócios globalmente

A inflação e um mercado de trabalho restrito levaram 82% das empresas a dizer que esperam aumentar os salários nos próximos 12 meses. No entanto, há um limite claro para o que as empresas podem oferecer, com apenas 24% das empresas indicando que pretendem oferecer “aumentos reais” nos próximos 12 meses.

Apesar dessas restrições ao crescimento dos negócios, o desejo entre as empresas de médio porte de se expandir internacionalmente permanece alto. A porcentagem de lideranças que espera aumentar as exportações nos próximos 12 meses registra um leve aumento para 45%, enquanto 40% esperam um aumento na receita de mercados externos e 41% esperam um aumento no número de países vendidos nos próximos 12 meses.

Enquanto 55% das empresas esperam um aumento na lucratividade nos próximos 12 meses, um ponto percentual acima do primeiro semestre de 2022, as futuras intenções de investimento empresarial estão ligeiramente baixas em todos os setores. 

O investimento em tecnologia é a principal área em que as empresas estão focadas, citado por 57% das empresas (abaixo dos 60% no primeiro semestre do ano passado), seguido pelo aumento do investimento em habilidades de pessoal em 53% (abaixo dos 55%), enquanto o investimento em novos edifícios permanece no final da lista, citado por 36% das empresas (abaixo dos 40%).

Intenções de investimento

Peter Bodin.pngPeter Bodin, CEO da Grant Thornton International Ltd, diz: “A economia global foi duramente atingida por diversos choques que já estão resultando em recessão em muitos mercados ao redor do mundo este ano. No entanto, as empresas precisam considerar cuidadosamente a melhor forma de responder – o planejamento do cenário será fundamental: 'Se reduzirmos equipes, seremos capazes de atender à demanda quando ela voltar? Se precisarmos de financiamento de curto prazo para sobreviver, poderemos acessá-lo e a que custo?' Quase todas as respostas trazem consequências que devem ser ponderadas.

“Com a incerteza sobre a única certeza agora – o foco na resiliência será fundamental para todos os líderes empresariais. O foco na expansão internacional é uma proteção sensata contra a incerteza doméstica – desde que bem planejada e executada com cuidado. Esperançosamente, os choques mais significativos já ficaram para trás e, à medida que as condições se normalizam, o que eles mostram sinais de acontecer – todos esperamos que 2023 seja o ano em que os mercados globais finalmente retornarão a algum senso de normalidade”.

----------------------------------------------------

Sobre o IBR

*O International Business Report (IBR) da Grant Thornton é uma pesquisa de empresas de médio porte. Lançado em 1992, o IBR agora fornece informações sobre as opiniões e expectativas de cerca de 10.000 empresas em 28 economias.

Os questionários são traduzidos para os idiomas locais e o trabalho de campo é realizado semestralmente, por meio de entrevistas online e por telefone. Os dados deste comunicado são de entrevistas realizadas entre outubro e dezembro com diretores executivos, diretores administrativos, presidentes de conselho ou outros executivos seniores de todos os setores da indústria.