Mesmo com o cenário macroeconômico desfavorável, o setor de incorporação imobiliária apresentou crescimento constante no volume de receitas líquidas e aumento de margem bruta no 3° trimestre de 2024, comparado ao mesmo período do ano anterior.   

Com a manutenção da taxa de juros acima de 10%, era de se esperar uma desaceleração. No entanto, a atividade imobiliária continua surpreendendo positivamente.  

Protegidas pela Lei de Distrato Imobiliário (13.786/2018), as incorporadoras seguem otimistas e com maior segurança jurídica para continuarem lançando novos projetos.  

Outros destaques

Análise dos nossos especialistas 

A expectativa é de forte geração de caixa operacional. No entanto, o INCC-DI está em tendência de aumento (6,54% acumulado 12 meses em Dez-24) trazendo preocupações no controle dos custos de obra, assim como riscos com relação à capacidade financeira dos clientes para obtenção de financiamento imobiliário no momento do repasse. Esse cenário poderá elevar o volume de distrato no momento da entrega das obras. 

testimonial client avatar
"O mercado imobiliário brasileiro, que historicamente enfrenta cenários econômicos voláteis e, atualmente, lida novamente com juros elevados, inflação e incertezas políticas, tem visto as incorporadoras imobiliárias demonstrando uma notável capacidade de superar desafios e identificar novas oportunidades de crescimento."
Maria Regina Abdo Sócia de Auditoria e líder de Real Estate & Construção da Grant Thornton Brasil
testimonial client avatar
"As demonstrações combinadas evidenciam o excelente momento do setor, claramente visível nas grandes capitais, onde há um expressivo número de projetos lançados e em construção. Surpreendentemente, o mercado tem absorvido a oferta de imóveis lançados, resultando em uma diminuição nos estoques contábeis combinados. A rapidez nas vendas é resultado da assertividade nos lançamentos, que priorizam localização e são cada vez mais adaptados às necessidades específicas de cada nicho de mercado."
Thiago Bragatto Sócio de Auditoria da Grant Thornton Brasil

Sobre o estudo 

O estudo envolveu as informações financeiras combinadas de 22 empresas listadas na bolsa de valores mobiliários (B3) no segmento do Novo Mercado e análise do comportamento dos principais saldos contábeis, resultando em uma visão abrangente sobre o mercado brasileiro. 

*Índices IPCA e INCC-DI referentes ao acumulado em setembro de 2024

HUB Incorporadoras

Confira todas as edições desta pesquisa Tenha a análise contábil das empresas do setor de incorporação do Novo Mercado