Globalmente, os últimos dados do International Business Report (IBR), da Grant Thornton, revelam que mais de metade das empresas de médio porte (52%) planejam aumentar o seu foco estratégico nos mercados internacionais durante os próximos 12 meses, demonstrando as prósperas ambições globais do middle-market.

Estas empresas de médio porte estão focadas nos elementos internacionais das suas perspectivas de crescimento:

  • Estas empresas de médio porte estão focadas nos elementos internacionais das suas perspectivas de crescimento:

    Nos próximos 12 meses, 75% das empresas de médio porte esperam um aumento nas exportações, 77% esperam aumentar o número de países para os quais vendem e 74% pretendem aumentar as suas receitas nos mercados internacionais.

  • Estas empresas de médio porte estão focadas nos elementos internacionais das suas perspectivas de crescimento:

    76% das empresas de médio porte também estão aumentando a proporção de seus funcionários com foco nos mercados internacionais e 71% das empresas estão aumentando o uso de fornecedores internacionais.

  • Estas empresas de médio porte estão focadas nos elementos internacionais das suas perspectivas de crescimento:

    O forte apetite pelo crescimento internacional demonstra que, apesar da incerteza geopolítica e econômica, as empresas de médio porte continuam vendo a importância dos negócios internacionais como um fator-chave para o crescimento futuro.

    Os benefícios da expansão internacional de um negócio são múltiplos: acesso a uma maior base de clientes, maior acesso ao reconhecimento de marcas de talentos e mercados diversificados, tanto para a oferta como para a procura. 

Novos mercados: novas oportunidades – novos concorrentes

O ambicioso middle market também está com intenções robustas quando se trata de investimento. A negociação nos mercados internacionais oferece oportunidades significativas, mas também significa competir com empresas estabelecidas. Os líderes empresariais procuram formas de desenvolver a sua vantagem competitiva para conquistar clientes e atrair competências, e estão investindo em áreas fundamentais como marca e tecnologia para os ajudar a destacar-se dos seus rivais.

Os líderes empresariais procuram formas de desenvolver a sua vantagem competitiva para conquistar clientes e atrair competências, e estão investindo em áreas fundamentais como marca e tecnologia para os ajudar a destacar-se dos seus rivais.

  • Os líderes empresariais procuram formas de desenvolver a sua vantagem competitiva para conquistar clientes e atrair competências, e estão investindo em áreas fundamentais como marca e tecnologia para os ajudar a destacar-se dos seus rivais.

    Duas em cada três empresas (66%) que pretendem crescer internacionalmente também planejam aumentar o investimento na sua marca, significativamente acima da média global de 54%.

    Isto destaca como os líderes empresariais querem garantir que são capazes de se diferenciar dos concorrentes, além de aumentar a visibilidade de seus produtos, serviços e de suas pessoas.

  • Os líderes empresariais procuram formas de desenvolver a sua vantagem competitiva para conquistar clientes e atrair competências, e estão investindo em áreas fundamentais como marca e tecnologia para os ajudar a destacar-se dos seus rivais.

    Nos últimos anos temos visto, ainda, mais ênfase em ter um propósito com o intuito de acrescentar valor ao negócio. Ter uma marca internacional forte pode trazer benefícios para as pessoas e a cultura de qualquer empresa.

    Novos mercados permitem que as organizações atraiam trabalhadores qualificados e garantam que a diversidade de voz e pensamento seja evidente. Com o investimento no estrangeiro, é provável que as empresas consigam ter acesso a maiores reservas de talentos, recursos e alcance para os seus negócios.

  • Os líderes empresariais procuram formas de desenvolver a sua vantagem competitiva para conquistar clientes e atrair competências, e estão investindo em áreas fundamentais como marca e tecnologia para os ajudar a destacar-se dos seus rivais.

    Nesse sentido, três fatores-chave que influenciam o sucesso internacional das empresas: os talentos, a tecnologia e a eficiência/eficácia da sua oferta de produtos ou serviços.

    E todos esses fatores precisam trabalhar em conjunto para resultar em uma marca e presença fortes, independente do país em que se queira operar.

Investimento em inovação e pessoas

As empresas focadas na exportação estão investindo em inovação a fim de encontrar novas formas de reduzir custos, melhorar a qualidade e proporcionar uma melhor experiência aos seus clientes. Isto também reflete as questões relacionadas com a atração e retenção de talentos qualificados no mercado, que viu os salários aumentarem e a melhoria das competências ter sido priorizada. 64% das empresas com foco internacional planejam aumentar o investimento em Pesquisa & Desenvolvimento e 62% das empresas visam ampliar o investimento em tecnologia.

pessoas em reunião

Reter e atrair os melhores talentos significa garantir que os funcionários estejam equipados com a tecnologia adequada que lhes permita trabalhar da melhor forma possível e garantir que a inovação seja garantida. Isto pode ser um grande atrativo para profissionais e equipes altamente qualificados – e também é fundamental para reter todos esses talentos.

Além disso, 64% destas empresas esperam aumentar o investimento nas competências de seus profissionais ao longo dos próximos 12 meses. A mesma proporção também espera empregar mais pessoas, o que sugere que tanto a capacidade como as competências são fundamentais para que os líderes cumpram os seus objetivos. Este valor está acima da média global de 58% de aumento do investimento nas competências do pessoal e significativamente superior à média global de 49% que esperam aumentar o número de empregos.

A melhoria das competências é um ponto de referência importante. Existe uma correlação valiosa entre pessoas e tecnologia, dado que talvez as empresas não estejam somente contratando mais funcionários, mas sim melhorando as competências dos profissionais atuais para terem mais expertise das tecnologias.

Isto demonstra quão ambiciosas são estas empresas e que os líderes empresariais sabem como é fundamental ter as pessoas certas com as competências certas para alcançar os objetivos globais que têm para as suas organizações.

 

Estilo de liderança para sucesso no exterior

Os líderes precisam de se adaptar quando trabalham internacionalmente.

Isto inclui clareza de estratégia, mentalidade global, importância das diferenças culturais, necessidade de manter o controle sobre a regulamentação, expectativas de talentos, comportamentos dos clientes etc.

Para ter sucesso nesta jornada, os líderes precisam de se adaptar a todos os elementos que compõem os diferentes mercados internacionais.

grupo aplaudindo

A pressão inflacionária permanece

Os dados do International Business Report, da Grant Thornton, sugerem que ainda não estamos totalmente fora de perigo no que diz respeito à inflação.

• Globalmente, mais de metade das empresas (53%) planeja aumentar os preços de venda este ano, um valor que não desceu abaixo dos 50% desde o início de 2021, mas que antes da pandemia estava normalmente na marca dos 40%.

• As empresas também estão pagando mais aos seus funcionários, com 89% das empresas concedendo aumentos salariais – a proporção mais elevada já registrada no estudo. 

Desde o fim da pandemia, as empresas têm enfrentado desafios significativos em termos de mão-de-obra, sobretudo na contratação e retenção de talentos, com algumas citando o recrutamento, a retenção e a rotatividade de funcionários como um grande desafio e fornecendo neste aspecto as justificativas para um aumento nos salários.

Estas pressões inflacionistas contínuas realçam a dificuldade que os bancos centrais têm tido em controlar os aumentos de preços.

Conclusão

O que ficou claro mais recentemente é que o middle market está olhando para além das suas próprias fronteiras em busca de oportunidades de crescimento e a sua ambição se reflete na sua intenção de investir e competir.