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COVID-19

Prioridades essenciais para empresas superarem a crise global

A pandemia de Covid-19 está exigindo adaptações e novas estratégias em diversos setores.

Reunimos aqui as seis principais áreas a serem consideradas pelas empresas para auxiliar no enfrentamento desse cenário de crise global.

Principais aspectos

PESSOAS

É provável que algumas pessoas de sua equipe não estejam acostumadas a trabalhar em casa, e essa adaptação em quarentena é uma rotina ainda mais nova para todos. Por isso, é essencial que você ofereça suporte e liderança clara aos seus colaboradores, mesmo que ainda seja um desafio para todos, principalmente para as funções de RH. Para superá-las, reunimos alguns aspectos a serem observadas:

Aspectos relevantes

  1. Manter as pessoas motivadas é um desafio, principalmente em um cenário de incertezas e adequações;
  2. O planejamento das necessidades de recursos exigirá reflexão, pois algumas áreas podem precisar de capacidade adicional e algumas terão pessoal sem trabalho a fazer. Além disso, você precisa estar preparado para preencher funções críticas, caso ocorram ausências.
  3. Abordar a mobilidade global de funcionários pode causar problemas tributários. Alguns funcionários ficarão presos no exterior, enquanto outros desejarão voltar para a família.
  4. O bem-estar pode ser uma questão angustiante. Entre a ansiedade pela situação e a mudança de papéis, sua equipe pode estar se sentindo incerta e desmotivada.

Ações a considerar

Avaliar

Mantenha-se atualizado sobre a situação e compartilhe o que descobrir com seus parceiros, incluindo sindicatos. Filtre seus aprendizados em todas as suas estratégias.

Proteger

Crie um plano de engajamento que garanta que sua equipe entenda sua estratégia e como será possível obter suporte. Da mesma forma, receba feedback de sua equipe e explore todas as opções relacionadas à flexibilidade em sua força de trabalho.

Restaurar

Documente as etapas que você tem seguido e incorpore o que aprendeu na sua estratégia de pessoas daqui para frente. O trabalho remoto poderia reduzir os custos a longo prazo agora que sua equipe está acostumada?

  • Qual é a sua estratégia de recursos humanos?
  • Sua função de RH tem os recursos necessários para apoiar seus colaboradores?
  • Como a redução de receita afetará a acessibilidade econômica de sua força de trabalho?
  • Suas políticas e processos de saúde e higiene são claros e relevantes?
  • De que treinamento você precisa para melhorar sua agilidade e resiliência?
LIQUIDEZ, CONTINGÊNCIA E SINISTROS

Como ainda é incerta a duração da pandemia, é impossível dizer quanto dinheiro líquido seu negócio precisará para enfrentar esse cenário. A única certeza é que a situação continuará mudando e se desenvolvendo.

A principal prioridade para todos será manter a estabilidade durante uma situação flutuante. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para manter o equilíbrio, independentemente das mudanças necessárias.

  1. Compreender o fluxo de caixa futuro em circunstâncias altamente incertas e as implicações para a solvência e a negociação continuada são vitais para os diretores que desejam liderar sua empresa nesses tempos difíceis.
  2. É essencial abordar os credores existentes e novos sobre as necessidades de financiamento e liquidez.
  3. É importante minimizar o risco de retorno de terceiros quando não puder cumprir suas obrigações contratuais, para que você possa recuperar as perdas quando a situação for revertida.
  4. Reivindicar compensação por perda de negócios devido a uma queda na demanda de fechamento forçado após a pandemia, quando disponível, será um problema para muitos.

Envolver-se com os administradores dos fundos no momento apropriado para discutir como sua posição no fluxo de caixa pode impactar o plano.

Avaliar

Certifique-se de manter registros de perdas sofridas ou causadas e compare-as com suas previsões iniciais antes da Covid-19. Dessa forma, você pode provar que a perda ocorreu como resultado da pandemia e nada mais poderia ter sido feito para evitá-la. Certos tipos de linhas de dívida são mais rapidamente impactados por quedas nas negociações. Isso é especialmente verdade em instalações baseadas em ativos, onde o financiamento disponível é direcionado pelos níveis de devedores e ações, de modo que uma modelagem cuidadosa do impacto da negociação nos níveis de headroom é essencial.

Verifique seus direitos e obrigações nos contratos principais e seus requisitos de cobertura e notificação de seguro. Isso garantirá que você saiba o que é segurado e que é capaz de negociar com as contrapartes para aliviar o impacto de qualquer violação contratual.

Considere como seu fluxo de caixa e perspectivas podem afetar o convênio e o financiamento de qualquer fundo – e quais informações e apoio podem ser dados aos administradores do plano para permitir que eles entendam a posição e considerem qualquer acomodação.

Proteger

Certifique-se de aproveitar o apoio do governo durante este período difícil. Analise as opções de financiamento temporárias e utilize qualquer suporte disponível.

Quando o suporte não estiver disponível ou for insuficiente, você deve ser proativo ao falar com seus credores existentes. Ofereça o máximo de aviso possível e explique-lhes a situação na íntegra, para que você possa obter a flexibilidade necessária.

Considere se algum fundo pode oferecer acomodações para ajudar seu fluxo de caixa e proteger seus negócios e seu convênio.

  • As alterações e os atrasos no seu serviço afetarão seu fluxo de caixa agora e daqui a seis meses?
  • Você precisa ter discussões com clientes ou fornecedores sobre termos de renegociação?
  • Existem soluções temporárias disponíveis para seus problemas de liquidez?
  • Você pode falar com seus fornecedores de financiamento sobre fundos adicionais e acordos operacionais para os próximos meses?
TECNOLOGIA

Na medida que as pessoas cumprem as medidas de distanciamento social e realizam suas atividades remotamente, as instalações que permitem essa conectividade fora dos escritórios estão se tornando essenciais.

Interrupções de serviços importantes têm o potencial de causar danos financeiros a indivíduos e à economia em geral, e esses serviços precisarão ser priorizados no caso de problemas de acesso remoto. Não será fácil, mas ter uma estrutura eficaz em vigor, com um forte planejamento de contingência, ajudará a proteger os clientes e apoiará o retorno aos negócios de maneira normalizada.

  1. É essencial fortalecer suas instalações de acesso remoto, pois os serviços locais de banda larga terão dificuldades com o aumento da pressão do uso constante. Sua equipe pode baixar arquivos para trabalhar offline?
  2. Pode ser necessário interromper a implantação de novo software e hardware para que as equipes se concentrem no suporte à estabilidade dos serviços existentes. Você poderá pausar e retomar as implementações quando for a hora certa?
  3. Trabalhar em casa cria um risco maior de segurança cibernética, principalmente quando as redes domésticas estão conectadas a vários dispositivos não seguros. Suas equipes estão usando dispositivos não protegidos para trabalho remoto ou software público não autorizado para interagir com os clientes de maneiras que você não esperava?
  4. O gerenciamento dos riscos de TI, como os relacionados a violações de segurança cibernética, perda de dados e maior resiliência de TI, é fundamental neste momento. Você possui governança adequada e está monitorando processos para saber rapidamente quando um risco de TI é realizado?

Avaliar

Observe a tecnologia que sua empresa está usando, autorizada ou não. Entenda como seu ambiente de TI está sendo gerenciado e como os riscos em potencial, como perda de dados, estão sendo monitorados. Sua tecnologia preenche todas as suas necessidades? Os backups remotos são tão abrangentes e recuperáveis ​​quanto no local?

Proteger

As leis de proteção de dados não se aplicam ao compartilhamento de informações sobre a propagação da pandemia com agências de saúde, mas isso não significa que você tenha livre controle. Verifique se a nuvem e os sistemas de acesso remoto foram configurados corretamente e verifique se você é responsável em ambientes hospedados, como IaaS e SaaS. Suas políticas de segurança estão sendo aplicadas e testadas regularmente?

Restaurar

Você está pensando no futuro depois que a vida voltar ao normal? Você poderá reverter todas as medidas que tomou durante a emergência? Se você relaxou a segurança, consegue monitorar as transações ao restabelecer os controles de segregação de tarefas?

  • Todos no seu fluxo de trabalho têm o que precisam para realizar seu trabalho isoladamente, incluindo uma política formal de trabalho remoto para proteger seus sistemas?
  • Existem processos para preencher as lacunas que poderiam ser causadas por ausências em massa?
  • Seus testes regulares de segurança continuam, incluindo reconhecimento externo, teste de penetração e principais sistemas terceirizados?
  • Sua segurança na nuvem, seus requisitos de VPN e direitos de acesso estão configurados para o trabalho doméstico?
  • A análise de dados e outras técnicas podem ser usadas para aumentar o risco e controlar a eficácia?
MUDANÇAS REGULATÓRIAS

Serviços financeiros é uma indústria fortemente regulamentada em circunstâncias normais. Com a atual pandemia em andamento, pode ser ainda mais complicado navegar no campo minado regulatório, enquanto ainda cuida de seus clientes.

Os reguladores podem relaxar e apertar diretrizes diferentes conforme a resposta à crise exigir; portanto, você precisa ser ágil e consciente da situação que se desenrola. No entanto, mesmo que você tome medidas para se manter à tona em tempos difíceis, também precisa estar preparado para as implicações a longo prazo.

  1. Testes de estresse e relatórios podem ser difíceis no momento. Quando você obtém os resultados, a situação já mudou. Como você pode se manter informado?
  2. A atualização das diretrizes a cada hora está colocando os reguladores sob estresse, mas permanecer no controle dessas mudanças é ainda mais difícil para você. O que você pode fazer para manter sua estratégia atualizada?
  3. Mudar a maneira como trabalhamos tão rapidamente se tornou um desafio para muitas empresas. O trabalho remoto é novo para muitas pessoas e pode ser difícil em quarentena. Como você garante que seu negócio continue funcionando?
  4. Identificar os principais funcionários para manter as operações essenciais e os serviços importantes em execução. Essa é uma responsabilidade do CEO e é vital para apoiar a resiliência operacional e ajudar a proteger os clientes vulneráveis.

O que os fornecedores terceirizados estão fazendo agora? Você deve ter certeza de que não ficará de fora. Os órgãos reguladores estão oferecendo assistência ou relaxando os prazos? Aproveite essa ajuda.

Você identificou e informou seus principais colaboradores? Eles estão reivindicando os cuidados infantis disponíveis nas escolas?

Independentemente de quão intensa a situação se torne, é essencial continuar a seguir as melhores práticas, para envolver os responsáveis ​​por riscos e conformidade em todas as suas decisões. Juntos, tome medidas para identificar seus clientes mais vulneráveis ​​e garantir que você atenda às necessidades deles.

Documente estas e quaisquer outras conversas sobre a pandemia, bem como quaisquer outras medidas que você tome em resposta à crise, para que você possa evidenciar seus esforços ao regulador. Durante esse período, não espere para envolver o regulador; fale diretamente com eles sobre o que você está fazendo e por que, e eles podem oferecer ajuda e orientação.

Podemos estar todos no modo de crise agora, mas tudo acabará voltando ao normal. Certifique-se de não se acostumar com regras e prazos regulamentares flexíveis, ou sua empresa poderá sofrer um choque quando a pandemia terminar.

  • Você está informado e pronto para responder a qualquer pergunta que o regulador tenha?
  • Você precisa pedir mais tempo para registrar ou pagar dívidas pendentes?
  • Você poderá adiar datas quando as revisões regulatórias puderem atrasar?
  • Você pode executar revisões regulatórias remotas onde elas não podem ser adiadas?
  • Sua equipe pode reunir evidências remotamente?
CLIENTES E FORNECEDORES

Nesta situação sem precedentes, ninguém sabe ao certo qual será o resultado. Como tal, qualquer organização de serviços financeiros precisa trabalhar em conjunto com seus fornecedores e clientes para formar uma frente unida.

A comunicação aberta é a única maneira de conseguir isso. Assim, as atualizações regulares precisam subir e descer a cadeia de suprimentos para que todos estejam na mesma página.

  1. Preços, estoque e custos serão impactados por grandes mudanças de volume. A demanda também será irregular e difícil de prever. Como você pode prever adequadamente?
  2. Reagir rapidamente em áreas como formatos de distribuição, gerenciamento de estoque e vendas online será essencial onde o seguro de crédito é retirado. Você consegue encontrar métodos eficazes de cobrança e ajustar rapidamente as condições de pagamento?
  3. Atenuar o risco do fornecedor pode garantir que sua cadeia de suprimentos seja resiliente. O fornecimento de versões domésticas de produtos importados pode ajudar a reduzir o estresse. Em outros lugares, escolher onde priorizar os pagamentos e focar em gastos essenciais, e não discricionários, ajudará a preservar a liquidez.
  4. Conversar com fornecedores e clientes é essencial. Mantenha as comunicações regulares e abertas, para que todos os seus parceiros estejam cientes das mudanças em suas práticas.

Avaliar

Observe a situação atual da indústria de Serviços Financeiros e identifique o que pode ser impactado pela situação atual. Onde seus clientes ou fornecedores podem ser afetados, tome medidas para mitigar o impacto.

Proteger

Que medidas você pode tomar agora para limitar os danos a seus clientes e fornecedores? Onde o impacto não pode ser evitado, o que pode ser feito no momento para proteger seus negócios?

Restaurar

Esta situação não vai durar para sempre. Você terá capital de giro para restaurar seu negócio ao nível atual quando a pandemia terminar? Reserve um tempo para prever quaisquer 'efeitos secundários' e consequências a longo prazo.

  • O que mudou e como isso está afetando seus clientes, principalmente os de outros países?
  • O que você está fazendo para garantir que os canais de comunicação com seus clientes e fornecedores permaneçam abertos?
  • Onde antes você confiava em viagens para conduzir seus negócios, você tem outras opções para operar remotamente ou evitar importações?
  • Você é capaz de oferecer acordos estendidos ou outros para clientes e fornecedores que precisam deles?
  • O que você pode fazer para apoiar seus clientes e fornecedores que possam estar com problemas?
OPERAÇÕES

A Covid-19 foi um choque para as empresas em todo o mundo, com um impacto significativo nas operações do dia a dia. Enfrentar esses desafios de forma eficaz é vital para apoiar seus clientes, manter serviços importantes em execução e proteger seus negócios a longo prazo.

Isso requer flexibilidade, planejamento eficaz e pronto para executar planos de continuidade de negócios, conforme necessário. Seus clientes dependem de você para manter não apenas seu serviço, mas também seus padrões. Como tal, não importa como os seus negócios mudem, o programa deve continuar.

  1. Priorizar a continuidade dos negócios é vital durante qualquer crise. Os problemas precisam ser identificados, reconhecidos e respondidos rapidamente, principalmente controlando sua base de custos para maximizar a margem de manobra. Seu planejamento de continuidade é suficiente?
  2. Entender a situação é crucial se você deseja reagir rapidamente. As informações de gerenciamento devem estar prontamente disponíveis e o mais precisas possível. Sua equipe pode lidar com a situação em mudança?
  3. A evolução da sua estratégia, juntamente com a situação, permitirá que você tome as melhores decisões, mas você simultaneamente precisa criar uma maior certeza de demanda e oferta. Você está ajustando sua base de custos indiretos e funções de suporte de acordo?

Avaliar

Faça o seu melhor para prever o inesperado e permanecer o mais ágil possível. Preparar estratégias para lidar com o impacto da situação em rápida mudança ajudará você a reagir de forma rápida e adequada.

Proteger

Depois de saber quais decisões você precisa tomar, você pode obter as melhores informações possíveis disponíveis para ajudá-lo a escolher sua estratégia. É provável que essas escolhas se tornem imperfeitas quando você as olhar depois que a pandemia terminar, mas é melhor fazer a escolha errada do que não fazer nenhuma.

Restaurar

Todo esse cenário atual é temporário. Como tal, além de lidar com a emergência, você precisa estar pronto para retornar aos negócios normalmente. Esteja preparado para cometer erros a curto prazo, mas verifique se você se protegeu das consequências a longo prazo dessas decisões.

  • A equipe atual está disponível para informar suas escolhas?
  • Você tem uma visão da sua base de custos variável e da demanda dos clientes?
  • Seus recursos são suficientes para superar a escassez e preços voláteis?
  • Com toda a sua equipe trabalhando remotamente, você tem capacidade suficiente em sua rede para suportar isso?
  • As informações que você está enviando para seus funcionários são suficientes para transmitir sua mensagem?

As organizações precisam permanecer ágeis e alertas. Podemos ajudá-lo a gerenciar muitos dos efeitos da Covid-19 em sua empresa.

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