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Insights
Quatro vantagens da terceirização financeira para as empresas
06 set. 20245 min leitura
A terceirização financeira - também conhecida como BPO financeiro - é uma estratégia das empresas para melhorar a eficiência operacional, maximizar o orçamento e otimizar tempo para se concentrar no crescimento e no core business do negócio.
Destaques
À medida que as empresas se esforçam para permanecer à frente em um mercado competitivo, nosso score card de CFO mostra que as lideranças financeiras enfrentam demandas crescentes para atrair e reter talentos, liderar o caminho em tecnologia e navegar pelos requisitos ESG — tudo isso enquanto impulsionam a eficiência em toda a função financeira.
Criar iniciativas para atender a essas demandas é crucial, mas é igualmente importante garantir o alinhamento com seus objetivos estratégicos. Sem os recursos certos — tempo, habilidades e orçamento — para investir nessas iniciativas, seus planos de crescimento estratégico podem ser desviados.
A decisão de terceirizar elementos da função financeira é uma estratégia cada vez mais popular para as lideranças financeiras que buscam refinar seu foco em iniciativas de crescimento.
Da otimização do fluxo de caixa e obtenção de acesso a tecnologias inovadoras ao suporte personalizado e mitigação de riscos, a terceirização pode ajudar você a otimizar suas operações e garantir que seus recursos mais valiosos sejam usados em seu potencial máximo.
Como a terceirização financeira impulsiona o crescimento do seu negócio
1. Mais tempo para direcionar estratégias ao seu core business
Seja desenvolvendo novos produtos, expandindo para novos mercados ou aprimorando as experiências do cliente, a terceirização permite que você se concentre no que realmente importa para o seu negócio.
Delegar tarefas financeiras manuais ou orientadas por processos a um parceiro externo otimiza tempo e a aplicação da valiosa experiência de seus profissionais às atividades estratégicas. Ao redirecionar o conhecimento de suas equipes para iniciativas de criação de valor, você aproveita todo o potencial delas e pode identificar mais facilmente oportunidades de aprimorar e desenvolver talentos de dentro de sua organização.
Com a atração e retenção de talentos no topo da agenda do CFO, esta pode ser uma estratégia útil para melhorar o engajamento e a performance nas funções.
2. Acesso a talentos e otimização na alocação de recursos
Garantir que suas equipes tenham as habilidades e os conhecimentos certos é um processo contínuo. A qualquer momento, gaps podem surgir devido a mudanças tecnológicas, requisitos regulatórios ou ausências de funcionários de curto e longo prazo.
No entanto, abordar esses gaps por meio de programas de treinamento e contratações pode incorrer em despesas adicionais. Além disso, demanda tempo para que as habilidades recém-adquiridas comecem a causar impacto ou para que novos funcionários se integrem à cultura e aos processos da sua organização.
Terceirizar funções e responsabilidades específicas em meio período pode converter custos fixos de pessoal e treinamento em uma estrutura mais flexível. Isso permite que você contrate consultores conforme necessário, fornecendo maior flexibilidade financeira, otimizando a alocação de recursos. Como resultado, o capital é liberado para uso em outras áreas do negócio que se alinham com sua estratégia de crescimento.
3. Aproveitamento das tecnologias mais assertivas e recentes
Investir na tecnologia certa pode agilizar processos onerosos. Por exemplo, o faturamento automatizado economiza tempo e esforços valiosos, enquanto a análise preditiva pode melhorar os recursos de previsão, dando a você a confiança para tomar as melhores decisões informadas com base em dados.
No entanto, aproveitar as tecnologias e recursos mais recentes nem sempre é fácil. Identificar a tecnologia para atender as necessidades específicas do seu negócio pode ser desafiador, e você pode não ter os recursos disponíveis para gerenciar a interrupção e os riscos de um projeto de implementação.
"Uma empresa de médio porte, por exemplo, enfrenta dificuldades de atrair e reter talentos, bem como contratar tecnologia de ponta para atender suas necessidades com eficiência e custos competitivos. Contando com um parceiro especializado em terceirização de processos é possível se beneficiar do suporte dedicado nas implementações e desenvolvimento de habilidades necessárias, sem impactar as rotinas do core business do negócio, otimizando os investimentos", reforça Denis Satolo, sócio líder de BPO da Grant Thornton Brasil.
4. Suporte customizado para atender as necessidades do negócio
À medida que seu negócio evolui, suas necessidades de contabilidade e finanças também evoluem. Seja para atender à crescente demanda ou se adaptar a um novo modelo de negócio, essas mudanças trazem tarefas operacionais adicionais, como recrutar novos talentos e integrar novas tecnologias.
Os parceiros de terceirização adaptam seus serviços para atender às suas necessidades específicas e escalar de acordo com o crescimento e a sustentabilidade do seu negócio. Essa flexibilidade significa que você pode modificar o nível de serviço conforme necessário. Por exemplo, se você precisar de suporte extra durante as temporadas de pico ou precisar reduzir durante períodos mais lentos, seus parceiros de terceirização podem ajustar seus serviços para atender à demanda, oferecendo uma solução escalável que se adapta às suas necessidades.
Próximos passos: encontrar os parceiros certos
Para lideranças financeiras que enfrentam os desafios constantes de lidar com a crescente necessidade de agilidade, inovação e escalabilidade, a terceirização abre um novo mundo de oportunidades para explorar. Ao delegar externamente tarefas financeiras manuais e orientadas por processos, adotar modelos de recursos flexíveis e alavancar terceiros para acessar tecnologias emergentes, os líderes financeiros podem redirecionar suas energias, e as de suas equipes, para atividades de criação de valor.
Se você está pensando em incorporar a terceirização ao seu modelo operacional, é importante trabalhar com parceiros de terceirização financeira que forneçam serviços e suporte que possam se ajustar rapidamente conforme seu negócio cresce e muda. Desenvolver um relacionamento comunicativo e colaborativo com seus parceiros de terceirização pode aumentar significativamente o ROI da terceirização, impactando diretamente seu crescimento estratégico.
Autor: Varun Dewan, sócio líder de BPO da Grant Thornton UK
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