Qualidade e agilidade podem exigir coopetição

Uma das poucas certezas em praticamente todo o mercado é que os hábitos de consumo mudaram drasticamente nos últimos três anos.

  • Clientes abraçaram o conforto do mundo digital;
  • A agilidade na entrega de produtos e na realização de serviços pouco tempo após o pedido/solicitação se tornou parte da rotina;
  • Após a alta da inflação durante maior parte de 2022, muitos se acostumaram a pagar preços significativamente mais altos por itens de consumo e serviços do que há alguns anos.

Todos estes novos comportamentos e expectativas dos clientes têm implicações significativas para as empresas à medida que buscam o crescimento orgânico, segundo Chris Smith, diretor de estratégia da Grant Thornton. Os líderes empresariais precisam repensar as necessidades de seus clientes e como elas podem ser atendidas com preço e margem de lucro corretos.

"É importante que as organizações possam aprender a 'cultura do agora' e aderí-la a suas estratégias. Já se foram os dias em que se pedia paciência aos clientes. Marcas que não podem atendê-los de forma rápida estão sendo substituídas por outras com uma velocidade de entrega impressionante."

"Essa cultura difundiu-se completamente no B2B e no B2C", complementa Smith. "Mesmo dentro das empresas, os colaboradores querem realizar sua avaliação de desempenho o mais rápido possível, assim como desejam um aumento salarial no momento que estiverem performando bem ou envolvidos em algum projeto de sucesso, e não apenas no período de promoções e reconhecimentos da firma. Todo esse movimento do 'agora' é bastante abrangente."

 

Mantenha a mente aberta

Parcerias podem ser a resposta

Os líderes empresariais podem ser particularmente contrários à coopetição, estratégia na qual organizações se associam a seus concorrentes para suportar a execução de atividades que estejam além de suas próprias competências, favorecendo o crescimento das duas ou mais marcas envolvidas.

Sócio americano da Grant Thornton Às vezes, comenta Smith, as empresas precisam falhar em algum aspecto essencial antes de considerarem de fato a coopetição. "Se um negócio tentar expandir vertical ou horizontalmente para alcançar mais maturidade e experiência e não funcionar, é mais fácil assumir a excelência apenas naquilo em que ele já faz e buscar parcerias para próximos passos e/ou outras funções". 

Enquanto isso, em um momento em que a identificação do cliente com a marca é inconstante, as organizações precisam direcionar seus esforços para fazer com que os clientes usem mais seus produtos e/ou serviços, ou até mesmo conduzí-los a outras soluções que representem uma melhor alternativa às necessidades identificadas, ainda que estas sejam ofertadas por um concorrente.

Essa mudança pode resultar em um desalinhamento com as expectativas dos colaboradores, o que requer a atenção da liderança.

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Uma tarefa delicada

O engajamento dos colaboradores é fundamental

A redefinição de recursos internos pode ser necessária para viabilizar a nova estratégia de retenção de clientes. Aplicar essa reestruturação e obter o apoio dos colaboradores neste ambiente competitivo pode ser uma tarefa delicada que requer um equilíbrio cuidadoso das necessidades dos clientes e dos funcionários.

Isso pode afetar diversas áreas de uma organização, e uma mudança nos modelos operacionais pode ser necessária para combinar as preferências do cliente com as operações e, em última análise, os desejos dos colaboradores.

Nas próximas partes dessa série, analisaremos de forma mais aprofundada diversos aspectos do crescimento orgânico e inorgânico, abordando tópicos importantes como operações, segurança cibernética, recursos humanos e pesquisas de mercado.

Nosso objetivo é que essas discussões possam contribuir para uma compreensão detalhada de como os líderes organizacionais podem impulsionar o crescimento de suas empresas aumentando a lucratividade e satisfazendo as necessidades de clientes e colaboradores.

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