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Como escolher consultores para empresas familiares

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Desde o início, trata-se de confiança e resultados. O Consultor de Empresa Familiar (CEF) certo deve fornecer a segurança necessária para tomar decisões estratégicas, bem como possuir uma profunda compreensão empática dos desafios únicos da sua empresa familiar. Simplificando: eles devem ajudar a aliviar a tensão e apoiar os seus objetivos.

O medo de magoar entes queridos ou de conflitos familiares (às vezes não relacionados ao negócio) pode atrapalhar seu julgamento e te impedir de seguir em frente. Os CEFs capacitam as famílias a terem conversas difíceis, mediando situações altamente emocionais e proporcionando uma perspectiva neutra. Eles podem ajudá-lo a obter uma comunicação mais clara, estabelecer relacionamentos mais fortes e produtivos e ajudar a preparar sua empresa para o sucesso por várias gerações.

Embora as competências específicas de cada consultor variem, geralmente um CEF pode ajudar a enfrentar desafios relacionados com a governança familiar, planejamento sucessório e continuidade de negócios, educação e transições para a próxima geração, gestão de patrimônio privado e escritórios familiares, filantropia e muito mais.

Ao avaliar CEFs, você deve se sentir confiante na competência, objetividade e capacidade de resposta do consultor às suas necessidades. Dar a alguém acesso às partes mais importantes da sua vida pode ser um desafio, e é por isso que reunimos quatro dicas para te ajudar a escolher um consultor confiável em quem você possa confiar.

  1. Competência, qualificações e conhecimento do setor

O que diferencia os CEFs é a sua educação, qualificações e abordagem empática pessoal. A designação CEF significa um consultor que concluiu os estudos necessários para navegar pelas necessidades emocionalmente carregadas de uma empresa – e da família da empresa.

Ao procurar aconselhamento sobre empresas familiares, lembre-se de verificar as credenciais do consultor, pesquisar seus antecedentes e perguntar que tipo de experiência ele tem com outras empresas familiares. Encontrar um consultor com conhecimento direto ou experiência em seu setor reduzirá o tempo necessário para que ele se familiarize com suas operações.

  1. Neutralidade 

CEFs neutros trazem mais empatia e menos julgamento à mesa. No início, é uma boa ideia entender se eles terão relacionamentos com seus concorrentes ou outros membros da família que possam prejudicar sua capacidade de tratar dos temas da empresa da forma mais neutra possível. Também vale a pena determinar quem será a interface no aconselhamento, a fim de reduzir possíveis mal-entendidos entre os membros da família. Certifique-se de discutir como o conselheiro se envolverá com sua família para que cada um seja tratado igualmente.

  1. Medindo o progresso

Medir o progresso é crucial para atingir seus objetivos. Seu consultor deve ser responsabilizado, por isso é importante discutir o que aconteceria se ele não te ajudar a atingir seus objetivos. Embora possa ser difícil selecionar um consultor, saiba que você sempre pode encontrar um novo se ele não for adequado.

  1. Referências

Uma etapa fundamental no processo de due diligence de contratação de um consultor é a verificação de referências. Os consultores devem estar dispostos a fornecer referências de seu trabalho com empresas familiares anteriores. Procure situações em que o consultor resolveu desafios como os que você está enfrentando.  

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