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RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
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RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
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Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
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O gerenciamento eficiente do capital de giro sempre foi um elemento fundamental dos negócios. Agora, em um cenário de crise global se tornou um aspecto ainda mais importante. Como resultado, muitas empresas estão gerenciando recebimentos e pagamentos mais rigorosamente e revisando o fluxo de caixa com mais regularidade. No curto prazo, um gerenciamento mais inteligente do capital de giro como esse aumentará a liquidez, poderá reduzir a necessidade de financiamento e ajudará a proteger os negócios da incerteza contínua. A longo prazo, será fundamental para restaurar o desempenho e maximizar os fundos para capturar oportunidades futuras.
No entanto, é necessário que as boas práticas durem além da crise imediata. Geralmente, as iniciativas para melhorar o gerenciamento do capital de giro desaparecem sem nenhum impacto duradouro. As equipes voltam aos maus hábitos e os esforços para incorporar uma cultura consciente do capital fracassam. Como resultado, os CFOs devem retornar à questão repetidamente, quando, sem dúvida, preferem se concentrar em outras iniciativas.
Então, o que pode ser feito para garantir as melhorias atuais no gerenciamento do capital de giro? A chave está na incorporação dos comportamentos certos em todo o negócio, não apenas no setor financeiro. Em outras palavras, criando uma "cultura consciente sobre o capital".
A seguir você encontra cinco maneiras eficientes de gerenciar recursos e tornar esse processo uma cultura positiva em seus negócios:
- Defina a abordagem de gerenciamento do capital de giro desde o início
A incorporação de uma cultura consciente de caixa deve ser um empreendimento para toda a organização, não apenas uma preocupação para a equipe financeira. Isso significa que a ambição de mudar as atitudes de gerenciamento de capital de giro precisa ser impulsionada e apoiada em toda a camada superior. Envolva toda a equipe de gerenciamento sênior na missão de gerenciar com maior foco em dinheiro e tornar esse suporte de nível sênior muito visível.
- Mantenha a revisão de suas métricas
Uma combinação de métricas financeiras e operacionais é mais eficaz na mudança de comportamento do que as métricas financeiras sozinhas. Assim, além de medir, por exemplo, dias de vendas pendentes ou dinheiro coletado, incluem métricas como frequência de cobrança, condições de pagamento acordadas e tempo gasto para faturar. A Covid-19 exige que as empresas permaneçam ágeis à medida que avançam nos três estágios de sua resposta: avaliar, proteger e restaurar. Portanto, continue revisando sua combinação de medidas de gerenciamento de capital de giro para garantir que elas permaneçam apropriadas.
Certifique-se de que as métricas estejam sempre focadas nas atividades que os indivíduos controlam, definindo metas aspiracionais, mas realistas. O comparativo entre pares ou entre unidades de negócios pode ajudar com isso.
- Preste atenção ao seu monitoramento
As métricas não significam nada sem o monitoramento, portanto, maneiras integradas de acompanhar o progresso. Os dashboards são uma maneira poderosa de lembrar às equipes o que está sendo medido e tornam o desempenho altamente visível. O monitoramento do gerenciamento do capital de giro será especialmente útil para as empresas que desejam entender se podem liberar dinheiro suficiente para pagar quaisquer empréstimos de curto prazo que tenham contratado para lidar com a situação atual e como eles constroem as reservas para pagar saldos diferidos.
Para reforçar o monitoramento, considere tornar o desempenho em relação às metas escolhidas parte da avaliação geral dos funcionários ou use incentivos específicos para obter os comportamentos desejados. Encontre uma abordagem que se encaixe na sua cultura existente. Assim, será possível identificar se o seu pessoal responde melhor à aplicação estrita ou a um incentivo mais gentil.
- Mantenha a comunicação simples
Motive os colaboradores com uma mensagem clara, articulando a diferença prática que suas ações podem fazer no gerenciamento do capital de giro, o que torna a meta muito mais real aos envolvidos.
Mantenha a clareza promovendo regras simples e diretas, como:
- Não deixe o faturamento até o final do mês
- Fature o mais cedo e com a maior regularidade possível
- Obtenha o faturamento certo na primeira vez, pois precisão evita atrasos
- Evite pagar faturas de compra antes da data de vencimento
- Nunca desvie dos termos padrão sem aprovação de finanças / compras
Continue a narrativa compartilhando conquistas que apoiam a missão. Celebre sucessos com as métricas de desempenho escolhidas com tanto entusiasmo quanto as vendas.
- Invista em treinamento
Mesmo que os funcionários entendam o impacto do fluxo de caixa em suas finanças pessoais, esse insight não é necessariamente transmitido para o gerenciamento do capital de giro. Portanto, invista em treinamento para ajudá-los a entender como seus comportamentos afetam o fluxo de caixa dos negócios e por que isso importa não apenas agora, mas no futuro. A inclusão de treinamento apropriado como parte da indução ajuda a estabelecer uma mentalidade consciente do dinheiro desde o início. O treinamento anual de "lembrete" funciona para manter a mensagem forte.
A cultura deve fazer parte da gestão do capital de giro
As iniciativas para maximizar o capital de giro oferecem importantes ganhos potenciais para os negócios: maior resiliência, melhores resultados financeiros e novos fundos para o crescimento. Mas, para ter sucesso, essas iniciativas devem ter mais do que novas políticas e processos. Uma mudança de atitudes e comportamentos em relação aos termos, cobrança e pagamento também deve estar na estratégia. Para os CFOs que buscam resultados de longo prazo de seus esforços para incentivar uma melhor gestão do capital de giro, a cultura é realmente essencial.
Por: Simon Davidson e Chloe Salter (Grant Thornton UK)
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