-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
Se as transações corporativas fossem um país, elas seriam a maior economia do mundo. No entanto, muitas vezes recebem pouca atenção e sofrem de sistemas incompatíveis. A tecnologia blockchain oferece uma maneira de trazer o controle necessário para esse volume significativo de operações.
As transações financeiras entre empresas são estimadas em 30 a 40% da economia global, demandando exigências legais, desafios contábeis, estresse operacional e responsabilidades fiscais frequentemente internacionais e também entre companhias.
Apesar de somarem entre 40 e 60 trilhões de dólares anualmente, essas transações - que incluem a venda de produtos, o licenciamento de tecnologia, a prestação de serviços e a extensão do crédito - são frequentemente negligenciadas e incoerentes. Em muitos casos, envolvem vários sistemas ERP informados por processos manuais e baseados em Excel, reconciliados após semanas, se não meses, da transação real.
Erros em formulários alfandegários ou de tributação podem levar a penalidades que dobram a despesa original. Na pior das hipóteses, transações incorretas entre empresas do grupo podem resultar em distorção relevante nas demonstrações financeiras.
Frequentemente, os sistemas não fornecem informações confiáveis aos tomadores de decisão e são raramente abastecidos pelas necessidades dos stakeholders corporativos.
Quais empresas se beneficiam da atenção às transações corporativas?
Mesmo um pequeno fabricante com instalações em dois países, contratando fabricantes em outro e múltiplos distribuidores para dezenas de países, precisa prestar atenção às suas transações.
O maior interesse está concentrado em empresas com mais de 40 pessoas jurídicas, que fazem negócios em mais de 30 países - especialmente se as transferências entre empresas representam uma parcela significativa da receita externa, por exemplo mais de 30% ou US$ 1 bilhão. A dependência de vários sistemas ERP, a assimilação de aquisições recentes, a adoção de um modelo de negócios complexo e a proliferação de transações e requisitos entre empresas aumentam ainda mais a necessidade de uma política corporativa coerente.
As empresas atentas a essas necessidades se beneficiarão da governança intencional, dos processos definidos e compartilhados e da automação inteligente.
Os benefícios refletem em toda a organização
Ao melhorar esses processos, é possível reduzir custos, minimizar erros de material, reduzir reservas de FASB 5 e FIN 48, aumentar a receita de vendas, gerenciar melhor o risco cambial (o que reduz os custos de hedge e aumenta a validade da demonstração do resultado). Além disso, os dados acumulados se tornam melhores, o que facilita um melhor planejamento; você pode gerenciar o inventário com mais precisão; você pode tomar melhores decisões estratégicas de aquisição.
Como cada área é impactada:
- Impostos - redução de riscos e custos para transferências de impostos e auditorias indiretas;
- Tesouraria - redução do risco cambial e aumento da liquidez global;
- Finanças - menos surpresas contábeis;
- Cadeia de suprimentos - melhor cumprimento alfandegário e logística reduzida custos;
- Legal - planejamento aprimorado de responsabilidade global;
- RH - planos de remuneração global mais coerentes;
- Fabricação / distribuição / vendas - menos interrupções nas operações.
O papel do blockchain
A chave para adicionar rigor, transparência e coerência às suas transações entre empresas pode ser a tecnologia blockchain. Por uma análise feita pela International Data Corporation, 45% dos líderes do setor o usarão como a principal tecnologia de gerenciamento de transações entre empresas.
Desenvolvido como uma maneira de facilitar as transações do Bitcoin, o blockchain se tornou uma ferramenta poderosa por si só. Em sua essência, trata-se de um sistema de contabilidade distribuída que permite o movimento da riqueza e o compartilhamento de informações em um único banco de dados de origem. Embora desenvolvido como um shareware público, os blockchains privados fornecem os benefícios de um ledger compartilhado e imutável dentro do ambiente digital privado de sua empresa.
Blockchain é uma maneira eficiente de fornecer transparência, auditabilidade e rastreabilidade. Serve para validar transferências e criar um registro compartilhado. Embora qualquer banco de dados possa fornecer informações, essa tecnologia é única na criação de um registro imutável (enquanto, acidentalmente, acumula um banco de dados útil). Se alguém alterar um período em um contrato, ele se tornará visível.
Como o blockchain funciona:
- A tecnologia é capaz de armazenar transações individuais (blocos "aka") em uma ordem cronológica para criar uma cadeia;
- Cada transação recebe seu próprio código criptografado, conhecido como um valor de hash. O hash é parte do “quebra-cabeça criptográfico” que precisa ser resolvido para adicionar o bloco à cadeia de blocos;
- Se algum dado for alterado, todos os blocos subsequentes na cadeia de blocos se tornarão inválidos.
Embora os dados de transações não possam ser alterados sem afetar visivelmente o blockchain, uma das vantagens da tecnologia é a incorporação de contratos inteligentes - ou seja, contratos que definem termos variáveis, como taxas de câmbio no momento em que o contrato é criado. Na verdade, isso pode fazer com que a criação de contratos seja contingente a essas variáveis dentro dos parâmetros especificados.
Os blocos podem consistir em uma ampla gama de informações relevantes: pedidos de compra, faturas e preços de transferência, bem como documentação de conformidade ambiental e práticas trabalhistas justas.
Seu blockchain privado seria integrado ao ERP e aos processos de negócios de sua organização. Idealmente, isso seria feito com o mínimo de interrupção nesses processos e poucas, ou nenhuma, etapas adicionais por parte dos funcionários que realizam transações diárias. Ao mesmo tempo, a solução refletirá as necessidades dos stakeholders e fornecerá uma linha clara de site para as informações de que precisam. Relatórios de auditoria e regulatórios e dados de planejamento estarão prontamente disponíveis.
Um sistema forte refletirá seu legado - as finalidades, lacunas e particularidades dos processos existentes – enquanto acomoda futuros complementos, como a IoT e a tecnologia de reconhecimento óptico. Implementada corretamente, essa tecnologia promete impactar positivamente seus custos, seus riscos e seu fluxo de informações.