Insights

CSRD: Quatro etapas práticas e indispensáveis para implementação

Empresa sustentive
Destaques

Desde a perda de biodiversidade e gestão de resíduos até questões relacionadas a direitos trabalhistas e combate à corrupção, a conformidade com a Corporate Sustainability Reporting Directive (CSRD) exige relatórios detalhados sobre diversas informações relacionadas aos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG). 

A CSRD inclui mais de 1.000 divulgações quantitativas e qualitativas. Para cada uma delas que seja relevante, sua organização deve relatar os dados de sustentabilidade correspondentes de acordo com um padrão auditável. Isso significa aplicar a esses relatórios os mesmos padrões de exatidão e comparabilidade utilizados nas demonstrações financeiras. 

Empresas precisam estar em conformidade com a CSRD

A conformidade com a CSRD é obrigatória para as organizações no escopo. Ela também pode ser vital para o acesso a financiamentos, para a realização de licitações para novos negócios e para o gerenciamento geral da reputação. Embora sua organização já tenha implementado alguns processos de relatórios de sustentabilidade para atender a iniciativas voluntárias e à Non-Financial Reporting Directive (NFRD), as exigências da CSRD são significativamente mais abrangentes. Isso representa um desafio considerável e demanda um esforço administrativo substancial. 

Infelizmente, nem todas as organizações ainda se deram conta da escala de relatórios necessários para a conformidade com a CSRD e da profundidade do envolvimento interno e da pesquisa exigida para a sua realização. É um esforço de equipe e exige a participação de todos: 

  • entender quais relatórios são necessários;
  • planejar o trabalho de projeto necessário;  
  • saber até que ponto sua organização precisa trabalhar com parceiros de negócios e fornecedores no relatório de CSRD; 
  • ter conversas iniciais com essas partes interessadas, e 
  • implementar processos de due diligence eficazes e bem documentados para coletar, gerenciar, analisar e relatar dados. 

Apesar de ser tentador focar nos detalhes técnicos desde o início, uma implementação bem-sucedida envolve uma abordagem profundamente estratégica em toda a organização. Embora a conformidade com a CSRD possa, em última análise, exigir mudanças no processo, talvez seja necessário mudar a mentalidade primeiro.

As organizações devem ter comunicações internas, treinamento e conscientização sobre a CSRD. Os envolvidos de nível sênior, particularmente, precisam de um entendimento evoluído da tarefa em questão para que possam direcionar o gerenciamento de mudanças e o alinhamento em toda a organização.