Os proprietários de empresas privadas têm muito a fazer, e pensar no caminho de crescimento e eventual venda do negócio pode ser estressante.

O planejamento de venda e sucessão não é algo que acontece da noite para o dia, pois requer planejamento, preparação e execução cuidadosos. É um processo complexo e muitas vezes emocional que envolve muitas partes interessadas, como a sua família, os seus funcionários, os seus clientes, os seus fornecedores e, claro, os seus potenciais compradores.

No entanto, também pode ser uma oportunidade única de perceber o valor do seu trabalho árduo e atingir seus objetivos pessoais e financeiros, o que é algo para se entusiasmar.
Mesmo que você não planeje vender seu negócio em breve, sabemos que o benefício de compreender os fatores que influenciam o valor do seu negócio – e ter uma estimativa precisa – pode ajudar muito a melhorar o resultado final.

Então, quais são os impulsionadores do valor do negócio e qual é a melhor abordagem para obter uma visão precisa?

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Por que o processo de avaliação do seu negócio é importante?

Valuation é o processo de estimar o valor justo do seu negócio junto ao mercado. Para a maioria das empresas lucrativas e estabelecidas, vários fatores são analisados, incluindo o desempenho financeiro histórico e projetado, as condições da indústria e do mercado, as vantagens e riscos competitivos e, claro, o potencial de crescimento.

O Valuation como ferramenta para planejar saídas de negócios é importante por vários motivos: ajuda a definir expectativas realistas sobre quanto vale atualmente o seu negócio, auxilia na identificação dos impulsionadores e, ao fazê-lo, pode ajudar a planejar o sucesso futuro da sua empresa.

Fatores que podem afetar a avaliação de uma empresa

Existem vários fatores internos e externos que influenciam o valor. Alguns dos principais fatores internos – sobre os quais os proprietários têm maior controle e capacidade de rastrear e mensurar – incluem:

Receita robusta

Negócios com receitas recorrentes robustas têm capacidade de exigir preços mais elevados. As estratégias para melhorar negócios recorrentes envolvem bons processos de retenção de clientes, o que inclui ouvir as necessidades de seus compradores. O segredo é tornar os clientes os mais fiéis possíveis.

Lucro alto

A receita precisa fluir para o resultado final. Em última análise, a maioria das pequenas e médias empresas será avaliada com referência aos seus lucros ajustados.

Capital de giro

Existem várias estratégias para otimizar o capital de giro, mas sua implementação exige compromisso e tempo. Isto pode significar concentrar-se nos níveis de estoque, mantendo menos inventário, reduzindo dívidas, enviando as faturas o mais cedo possível e tendo bons controles de crédito e relações sólidas com os seus fornecedores para negociar boas condições de pagamento.

Informações financeiras

Boas informações financeiras ajudam a administrar o negócio e a tomar decisões no dia a dia, além de colaborar para a análise holística e estratégica do seu negócio. Elas também permitem medir e acompanhar o progresso em relação aos KPIs financeiros. Isso é importante se você tiver um plano plurianual para crescer e sair do negócio. Além disso, investidores e compradores de fora do negócio precisam ter confiança nos números que você lhes apresenta.

Escala e eficiência do seu modelo de negócio

Garanta que os processos e sistemas permitam o crescimento sem aumentos proporcionais de custos. Isso é feito investindo na tecnologia certa para o seu negócio e tendo operações eficientes. Outra consideração é a força e a diversidade de sua base de clientes e de seus relacionamentos com fornecedores em geral. Quanto mais diversificado você for, mais mitigará seu risco.

Equipe de gestão

Ser capaz de mostrar que o negócio pode funcionar perfeitamente sem o seu envolvimento diário. Isto pode aumentar substancialmente o valor num mercado de trabalho desafiador. A retenção de pessoas é mais importante do que nunca para poder administrar um negócio sustentável.

Como a Grant Thornton Brasil pode ajudar?

Nossa equipe de especialistas conta com modelos robustos e habilidades analíticas para avaliar operações de todos os tamanhos, ativos tangíveis e intangíveis de diversas naturezas e instrumentos financeiros complexos garantindo assertividade, confiança e compliance.