À medida que a economia global continua a demonstrar o que o Fundo Monetário Internacional (FMI) chama de “notável resiliência”, os líderes empresariais do mercado de médio porte estão a ser encorajados a explorar novos mercados de exportação na procura de acrescentar crescimento às suas receitas. [i]

Os dados mais recentes do International Business Report (IBR) mostram que as empresas de médio porte têm grandes expectativas para o comércio global, com 47% esperando aumentar as exportações nos próximos 12 meses, um aumento de dois pontos percentuais em comparação com o segundo semestre de 2022. Esta é a maior proporção de empresas que esperam um aumento nas exportações em mais de uma década de acordo com os dados do IBR. 

Regionalmente, o quadro é mais variado

Na América do Norte e apesar de um dólar forte, mais de metade (52%) das empresas de médio porte esperam um aumento nas exportações, refletindo a força relativa da economia dos EUA e as perspectivas das empresas lá. O valor está ligeiramente abaixo dos máximos recentes de 57%, mas ainda demonstra um apetite significativo pelo crescimento no exterior. Isto foi sustentado por um investimento empresarial mais forte e um consumo resiliente na região, tendo o FMI atualizado recentemente a sua previsão de crescimento para os Estados Unidos. [ii]

Na região EMEA (Europa, África e Oriente Médio), duas em cada cinco (41%) empresas planejam aumentar as exportações, enquanto na Ásia-Pacífico o número aumentou de forma constante ao longo do último ano, passando de 37% nos primeiros seis meses de 2022 para 47% em 2023, devido a sucessos importantes, como o crescimento econômico japonês. Uma atualização recente da Organização Mundial do Comércio afirma que, embora o comércio tenha desacelerado, o crescimento deverá acelerar em 2024. [iii] Com perspectivas de negócios tão variadas entre as regiões, escolher os mercados certos será a chave para o sucesso.

Percentual de empresas de médio porte que esperam um aumento nas exportações nos próximos 12 meses, por região


Os países onde as empresas são particularmente ambiciosas para a expansão externa incluem a Índia, a Indonésia, a Turquia, o Vietnã, o Brasil, a Nigéria, as Filipinas e os Estados Unidos. O crescimento do PIB também tem sido particularmente elevado nestes países – muitas vezes alimentado pelos mercados de exportação – com o crescimento do PIB da Índia a 6,5%, e os Estados Unidos a reportarem um crescimento do PIB de 2,1% no segundo trimestre de 2023. [iv, v] O Ministério da Fazenda do Brasil também elevou sua projeção de crescimento econômico em 2023 para 3,2%. [vi]

David Munton, Líder Global “As empresas precisam fazer pesquisas para desenvolver novos mercados. Compreender o que está acontecendo nos respectivos mercados em um determinado período é fundamental.

Mercados diferentes pedem coisas diferentes. As necessidades de produtos na Ásia podem ser diferentes das da Europa. Há também benefícios em recorrer a organizações governamentais de comércio global, uma vez que podem ser úteis para ajudar as empresas a compreenderem as nuances dos diferentes mercados de exportação. Priorizar determinados países, diversificar a base de clientes e não se espalhar muito tem mais probabilidade de resultar em sucesso e fazer mais sentido economicamente.”  - David Munton, Líder Global – Capacidades e Suporte Internacionais, Grant Thornton International 

O aumento das expectativas para as exportações se reflete em um aumento nas expectativas de receita. Globalmente, 44% das empresas de médio porte prevêem um aumento nas receitas dos mercados externos nos próximos 12 meses, um aumento de quatro pontos percentuais em relação a 2022.

As empresas podem estar planejando aumentar a atividade com os parceiros comerciais existentes, mas muitos também pretendem aumentar o número de mercados em que operam, com 43% buscando expandir o número de países para os quais vendem. Da mesma forma, 37% das empresas esperam aumentar a proporção dos seus empregados focados em mercados externos, enquanto, a nível global, 37% das empresas também esperam um aumento no uso de fornecedores externos e na terceirização no próximo ano.

Sabrina lawder - sócia de tributos “Recentemente temos visto um aumento nos preços, especialmente de alimentos e matérias-primas. Isto apresenta ao mercado de médio porte um verdadeiro desafio: como ser mais competitivo ao importar e revender bens localmente, no meio da variação da taxa de câmbio e do aumento da tributação global devido a preços e moeda mais elevados. Para superar isso, as empresas estão explorando oportunidades como o aumento das transações internas para evitar a variação da moeda e da taxa de câmbio.” - Sabrina Lawder, Sócia de Tributos Internacionais & Mobilidade Global da Grant Thornton Brasil.

Navegando pela instabilidade da cadeia de suprimentos: Adaptar e superar

As tensões geopolíticas transformaram as cadeias de abastecimento. A invasão da Ucrânia pela Rússia e as disputas comerciais globais continuam a criar desafios para as empresas que planeiam a estabilidade a longo prazo das suas redes logísticas.

Como resultado, as empresas têm trabalhado para diversificar as suas rotas comerciais para mitigar quaisquer riscos associados à dependência excessiva de um pequeno número de mercados. [vii] Um dos principais beneficiários desta mudança foi o Vietnã. Os dados do IBR mostram que as expectativas de exportação do país aumentaram em 2022, quando quatro em cada cinco empresas (80%) esperavam aumentar as suas exportações.

Embora as expectativas tenham diminuído ligeiramente desde então, quase dois terços (60%) das empresas de médio porte no Vietnã esperam aumentar as exportações no próximo ano, à medida que o país se beneficia das mudanças nas redes comerciais. O crescimento liderado pelas exportações ajudou a melhorar a economia e, mais recentemente, o país também conquistou um grande papel na cadeia de valor da tecnologia. [viii] 

O apetite por obter receitas através do trabalho com parceiros estrangeiros não diminuiu, mas a fragmentação da cadeia de abastecimento representa um desafio para os líderes empresariais – as empresas irão precisar rever continuamente as suas redes comerciais com o objetivo de mitigar o risco. 

David Munton acrescenta: “Os acontecimentos globais, incluindo os conflitos, continuam a moldar o comércio e as cadeias de abastecimento. As empresas melhoraram muito em antecipar mudanças, modelá-las por meio de cenários e construir maior resiliência. Lições foram aprendidas e penso que as empresas estão agora numa posição muito mais forte para responder a choques imprevistos do que estavam há cinco ou dez anos.”

Líderes do mercado de médio porte planejam o crescimento global

O mercado de médio porte tem demonstrado um apetite contínuo para crescer internacionalmente, com os dados do IBR para 2023 indicando que mais empresas esperam um aumento nas exportações do que em qualquer momento dos últimos dez anos. Isto ocorre apesar das preocupações com as tensões geopolíticas que forçam as empresas a reconsiderarem as suas redes comerciais. O fato de o mercado de médio porte continuar encontrando formas de se desenvolver por meio de parcerias   nos mercados externos ilustra o empreendedorismo pioneiro dos líderes empresariais. Mas, para terem sucesso a longo prazo, os líderes empresariais terão de garantir que dispõem da informação de gestão e dos planos de negócios em vigor, para que possam navegar em quaisquer circunstâncias em mudança nas condições do comércio global. 

As três principais conclusões para o seu negócio

i. www.ft.com- World economy on course for 'soft landing' despite headwinds, IMF chief says - 05.10.23
ii. www.cnbc.com - IMF hikes U.S. growth forecast for 2023, leaves global outlook unchanged - 10.10.23
iii. www.wto.org - Global Trade Outlook and Statistics - 10.23
iv. www.fortuneindia.com - India's GDP outlook ‘bright’; 6.5% growth expected in FY24: FinMin - 22.09.23
v. tradingeconomics.com - United States GDP Growth Rate 
vi. www.reuters.com - Brazil raises 2023 GDP growth outlook as activity strengthens - 18.09.23
vii. www.ft.com - How rising conflict is reshuffling global supply chains - 12.10.23
viii. www.ft.com - Vietnam becomes vital link in supply chain as business pivots from China - 02.07.23
ix. www.reuters.com - China's trade slumps, threatening recovery prospects - 08.08.23
x. www.reuters.com - China surprises with modest rate cut amid growing yuan risks - 21.08.23

xi. www.bloomberg.com - China’s Consumer Prices Creep Out of Deflation in August - 08.09.23
xii. global.chinadaily.com.cn - Interpretation: 5% growth target feasible - 13.03.23
xiii. www.ft.com - EU deforestation rules risk ‘catastrophic’ impact on global trade, says ITC chief - 20.08.23
xiv. www.weforum.org - What is a carbon border tax and what does it mean for trade? - 26.10.21
xv. www.greenbiz.com - What you need to know about the EU's new decarbonization plan - 04.01.23
xvi. www.bbc.com - Climate change: Shipping agrees net-zero goal but critics chide deal 
xvii. edition.cnn.com - Wind-powered cargo ship sets sail in a move to make shipping greener - 21.08.23
xviii. www.ft.com - Severe drought in Panama hits global shipping industry - 14.08.23