Expectativas de lucro e planos de investimento

Moral e eticamente, defender a equidade entre mulheres e homens em cargos de liderança nas empresas é claramente a coisa certa a se fazer. Mas o que também torna os benefícios da equidade convincentes é o impacto ela que pode ter no desempenho comercial das companhias.

A diversidade numa empresa tem sido frequentemente associada ao desempenho; acredita-se que a pluralidade de opiniões na alta gestão leve a uma melhor tomada de decisões e, portanto, a um melhor desempenho. 

As empresas de médio porte com níveis mais elevados de mulheres em cargos de alta gestão não só dizem que esperam aumentar os lucros, como também estão preparadas para investir mais. 

Das empresas que esperam aumentar os investimentos em treinamento e capacitação de pessoas, em tecnologia, em pesquisa & desenvolvimento e em empregabilidade, 35% dos cargos de de liderança são ocupados por mulheres.

As equipes de liderança com elevados níveis de envolvimento feminino estão claramente otimistas quanto ao futuro. A sua abordagem ambiciosa ao investimento mostra que estão trabalhando para expandir e melhorar a sua organização para ficarem à frente dos concorrentes nos seus mercados.

Dan Holland, sócio de auditoria e líder de DE&I da Grant Thornton Irlanda afirma: “Ter mais mulheres líderes numa organização, e um melhor equilíbrio, leva a uma maior diversidade de pensamento e a um melhor discurso. Isto levará ao desenvolvimento de uma estratégia comercial global mais forte.”

Uma maior diversidade traz diferentes perspectivas para a sala de reuniões. Garantir o envolvimento de uma gama mais diversificada de vozes permite que as empresas se conectem melhor com as necessidades dos consumidores e compreendam suas divergências e nuances. Isto pode ser vantajoso para os negócios internacionais – algo que sabemos que já é uma prioridade fundamental para o middle market.

Michelle Alphonso, sócia de consultoria em Transações e líder de Private Equity da Grant Thornton Canadá, destaca: “Ter pessoas à mesa com experiências únicas e perspectivas diferentes enriquece a tomada de decisões. No longo prazo, isso cultiva um ambiente para o florescimento de formas de liderança mais genuínas e variadas.”

Diversidade em cargos de liderança e seu impacto no desempenho

Ao analisar o impacto da liderança das mulheres no desempenho das empresas, é crucial compreender as posições que ocupam (ou não ocupam). Apesar do aumento dos níveis de mulheres na alta gestão das empresas de médio porte, houve recuos em funções que são fundamentais para definir a direção da companhia. Em particular, a percentagem de empresas onde as mulheres ocupam o cargo de CEO caiu de 28% em 2023 para 19% em 2024. Houve também uma queda na percentagem de empresas com uma COO feminina, de 25% para 23%. 

REUNIÃO DE EQUIPE

Setor de serviços financeiros e mulheres na liderança

Quando as mulheres na liderança decidem deixar o seu cargo, muitas vezes não há uma substituta feminina disponível. Num índice de empresas globais de serviços financeiros, apesar de uma rotatividade de CEOs de 4%, apenas 8% das novas nomeações de CEO foram para mulheres. Isto explica de alguma forma a redução de CEOs do sexo feminino em empresas de gestão de ativos, caindo de 31% registrados em 2023 para 20% em 2024, e nos conselhos, onde caiu de 44% em 2023 para 35% em 2024.

Apesar da queda no número de mulheres em cargos de CEO, a participação nas funções de CFO e COO aumentou. No setor bancário, as mulheres que ocupam o cargo de COO aumentaram 8 pontos percentuais desde 2023, e na gestão de ativos as mulheres que ocupam o cargo de CFO aumentaram sete pontos percentuais. Isto sugere que foram tomadas decisões de recrutamento significativas para aumentar o número de mulheres que ocupam estes cargos nos últimos doze meses, trazendo uma voz feminina crítica para a tomada de decisões futuras. 
 

Reflexos financeiros das mulheres na liderança

Nas empresas de serviços financeiros de médio porte, um terço dos cargos de gestão sênior são ocupados por mulheres. Isto está em linha com a média global, embora com avanços significativos feitos para promover as mulheres no local de trabalho as perspectivas estejam melhores.

O setor dos serviços financeiros deverá investir fortemente ao longo de 2024, e acima da média global. Entre todas as empresas de médio porte neste setor, 62% afirmam que investirão em P&D (em comparação com uma média geral de 52%) e quase três quartos (73% em comparação com 61% globalmente) esperam investir mais em tecnologia. Quando se trata de investir nas competências dos funcionários, 62% das empresas de serviços financeiros afirmam querer aumentar as capacidades dos seus trabalhadores.

As empresas de serviços financeiros poderiam fazer bem em investir nas suas trabalhadoras e procurar aumentar o número de vozes femininas à mesa quando se trata de decisões de investimento. Um estudo da Goldman Sachs descobriu que um volume significativo de fundos de cobertura geridos por mulheres superou os seus homólogos liderados por homens. 

Outras razões para isto incluem uma maior diversidade na liderança sénior, levando a uma maior inovação e, portanto, à probabilidade de lucros mais elevados, bem como à criação de um ambiente de inclusão e de tomada de decisão diversificada que pode melhorar o desempenho e a rentabilidade.

Pallavi Joshi Bakhru, sócio e líder do corredor Índia-Reino Unido da Grant Thornton Bharat, comenta: “Mais diversidade ajuda a melhorar a tomada de decisões. Você tem uma visão melhor do que está por vir e está mais otimista, fazendo as escolhas certas, e isso está, de alguma forma, relacionado à lucratividade.”

O que isso significa para o futuro das mulheres na liderança?

A nossa pesquisa do International Business Report mostra que as empresas mais otimistas quanto às suas expectativas de lucro são aquelas que têm mais mulheres em posições de liderança. Estas empresas, onde homens e mulheres trabalham em conjunto para tomar decisões, são também aquelas que terão maior probabilidade de investir no crescimento futuro das suas empresas, plantando as sementes para maiores lucros no futuro.

Capa relatório

Os resultados da recente pesquisa Women in Business 2024, da Grant Thornton, mostram que dois terços dos cargos de liderança são ocupados por homens. Globalmente, isso deixa as empresas significativamente aquém da equidade e, portanto, ela acabam por perder muito potencial de crescimento e lucratividade. 

Para descobrir os três caminhos pelos quais sua empresa pode fazer parte do impulso em direção à equidade de gênero, leia nosso relatório completo.

Acesse