INSIGHTS

Novos mercados de créditos de carbono para financiar a descarbonização

Alexandre Furtado
Por:
insight featured image
As metas de descarbonização mundial estão traçadas. Agora, os países devem correr contra o tempo para conseguir cumpri-las e alcançar o carbono zero em 2050 – ou seja, deixar de emitir milhões de toneladas de gases nocivos na atmosfera.

Para isso acontecer dependerá, na prática, que as empresas tenham como financiar seus projetos de descarbonização. Afinal, os créditos de carbono foram criados para essa finalidade.

Até a COP 26 e a celebração do Acordo de Paris, em Glasgow, no ano de 2021, o mercado de créditos de carbono era limitado, com baixo preço e algo que os investidores julgavam ser somente investimento futuro. No entanto, após esses dois eventos que permitiram a celebração de acordos mundiais em prol de alcance da meta de descarbonização e a crescente procura pelos investidores e empresas, começaram a surgir novos mercados para estimular a originação desses créditos.

A Bolsa de Valores de Londres, por exemplo, anunciou recentemente a criação de sua plataforma de financiamento e negociação de créditos de carbono.

O objetivo da London Stock Exchange é estimular o mercado voluntário global de carbono por meio de capital em escala e aumento da transparência das informações através da ampla divulgação do projeto das empresas que estejam originando tais créditos. Com isso, através do seu Mercado de Carbono, permitirá que fundos e empresas levantem capital para ser direcionados a projetos que contribuam para reduzir a quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera, tanto baseados na natureza quanto em tecnologia, por exemplo.

Como a sua empresa pode entrar no mercado de crédito de carbono?

Com uma equipe especializada em ESG, a Grant Thornton apoia as empresas a acessar financiamento para seus projetos ou originar créditos de carbono através de projetos sustentáveis, assim como originar ou transacionar seus créditos de carbono ou conseguir investimento para seus projetos de descarbonização.

Descubra nossas abordagens completas