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INSIGHTS

Trabalho do futuro: lideranças compartilham suas percepções

Conforme as lideranças empresariais concentram seus esforços na recuperação dos negócios e na possibilidade de retorno ao trabalho no escritório, reunimos seis CEOs e quatro CFOs para compartilhar suas reflexões sobre os últimos três meses e analisar as oportunidades futuras.

Embora a recuperação seja um processo lento e seja um desafio encontrar maneiras de fazer a equipe se sentir confortável para voltar ao trabalho, muitas empresas dedicaram mais tempo durante o isolamento à comunicação, aprendendo muito mais sobre o que é importante para seus clientes e funcionários. Os líderes que participaram de nossa conversa disseram que agora estavam focados em levar adiante esse aprendizado.

Durante a conversa, houve três prioridades principais que surgiram para os líderes empresariais abordados pela Grant Thornton UK nos próximos três a seis meses:

Tecnologia se tornou facilitadora

A mudança repentina para trabalhar em casa acelerou a mudança para o digital e destacou as oportunidades que a tecnologia apresenta. Vimos uma mudança transformadora em todo o cenário de eventos, de noites de premiação virtuais a webinars. Para o setor de tecnologia, isso está oferecendo a oportunidade de diversificar seus produtos para atender ao ‘novo normal’, abrindo caminho para o crescimento futuro da receita.

A tecnologia continua ajudando as empresas a se tornarem resilientes e dinâmicas. As empresas cinematográficas, por exemplo, estão utilizando smart-stage LED screens ao filmar, eliminando a necessidade de "filmar no local". Novas abordagens ajudarão a indústria a eliminar a dependência de viagens a locais físicos, economizando dinheiro e tempo no futuro.

De acordo com o International Business Report (IBR) da Grant Thornton, 52% do empresariado brasileiro demonstram a intenção de implementar mais recursos tecnológicos e realizar a transformação digital em seus negócios após a crise.

Embora o ‘impulso para o digital’ esteja subindo no topo da agenda dos CEOs, isso representa um desafio para alguns setores. O setor imobiliário, por exemplo, teve que introduzir novos departamentos para dar suporte a uma maior ênfase na tecnologia. Funções como arquitetos de dados, engenheiros de software e analistas de dados agora estão sendo criadas em setores que antes não eram associados à tecnologia, como imóveis e viagens.

Transferência remota de habilidades

A retenção de habilidades levanta outros desafios. Antes do bloqueio, as empresas gastavam mais da metade de seus orçamentos de treinamento "na sala de aula". No entanto, a aprendizagem e a educação migraram rapidamente para as plataformas digitais. O CEO de uma empresa de tecnologia educacional comentou que mais de 70% do que aprendemos ocorre informalmente, preocupando-se com o fato de que muito do que aprendemos e a transferência de habilidades são inerentes a estar em um escritório.

O desafio para os provedores de EdTech será como transferir informalmente o aprendizado online e encorajar uma maior adoção de plataformas de e-Learning com custo reduzido. Os líderes também precisarão pensar sobre sua abordagem de compartilhamento de conhecimento e transferência de habilidades, dedicando mais tempo aos colegas.

Mantendo a dinâmica

A Covid-19 apresentou a oportunidade para muitas empresas testarem a realidade dos funcionários que trabalham em casa. Todos os 10 líderes de negócios em nossa mesa redonda ficaram impressionados com o nível de produtividade de seus negócios e funcionários durante o bloqueio, desafiando algumas das ideias anteriores sobre trabalho remoto. Manter o ímpeto fora dessas circunstâncias únicas agora seria a chave para continuar com as mudanças causadas pela pandemia.

O estabelecimento de tecnologia para medir a produtividade e a motivação da equipe será crucial para os líderes empresariais. Acertar significa ir além da implementação de novas ferramentas de comunicação para criar um sistema que fomente a cultura da empresa, gere confiança nessas novas formas de trabalhar e invista na infraestrutura técnica para dar suporte às necessidades de treinamento e desenvolvimento profissional.

Por: Nicola Sartori, líder de M&A Retail e Consumer Brands na Grant Thornton UK