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O valor das iniciativas sustentáveis em uma era de greenwashing

Arvores e estada vista de cima
As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância de práticas de sustentabilidade para proteger nosso planeta para as gerações futuras.
Destaques

No entanto, à medida que a demanda por produtos e serviços sustentáveis cresce, também cresce a prevalência de greenwashing — uma prática enganosa em que as empresas falsamente alegam ser ecologicamente corretas.

A prática do greenwashing pode acarretar em repercussões legais, incluindo investigações por órgãos regulatórios, comprometimento da integridade e da reputação da companhia, perda de confiança dos clientes e até mesmo severas penalidades financeiras.

Para permitir que os clientes possam distinguir esforços sustentáveis genuínos das práticas de greenwashing, as empresas devem adotar uma abordagem transparente para suas iniciativas e, nesse contexto, os três principais fatores a serem considerados ao abordar ESG e sustentabilidade são:

  • Autenticidade

As empresas devem dedicar tempo para identificar suas prioridades de sustentabilidade e desenvolver iniciativas de acordo com essa estratégia. Entender os valores essenciais do negócio como um todo e como esses valores se conectam com a sustentabilidade é fundamental. Para garantir que essa intersecção seja bem-sucedida, os principais tomadores de decisão devem ter um profundo entendimento do conceito de sustentabilidade. Uma abordagem autêntica para iniciativas de ESG fornece clareza ao permitir que clientes e principais partes interessadas entendam a lógica por trás das iniciativas e promova a confiança de forma adequada.

  • Transparência

As empresas devem avaliar continuamente suas iniciativas de sustentabilidade em relação às principais métricas para compartilhar de forma transparente suas estatísticas atuais e mostrar melhorias à medida que continuam sua jornada. Por esse motivo, as empresas precisam alocar recursos para a coleta de dados necessária e para a análise relacionada. As métricas resultantes devem ser comunicadas com precisão aos clientes. Garantir que esses dados sejam apresentados de forma adequada e facilmente acessíveis é crucial para construir confiança.

  • Processos e procedimentos

As diretrizes de relatórios de sustentabilidade logo se tornarão um requisito mandatório, com o foco imediato sendo nas divulgações relacionadas ao clima. Uma boa medida a ser considerada é configurar processos de negócios e estruturas de relatórios para atender aos requisitos regulatórios, independentemente do momento em que sua empresa será obrigada a relatar. Uma vez que os sistemas e iniciativas estejam em vigor, há um claro nível de confiança e credibilidade nos relatórios de sustentabilidade do negócio.