Conte com nossos especialistas para auxiliar sua empresa a construir e revisar suas iniciativas de ESG, oferecendo soluções personalizadas de acordo com as necessidades do seu negócio.
-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
No entanto, à medida que a demanda por produtos e serviços sustentáveis cresce, também cresce a prevalência de greenwashing — uma prática enganosa em que as empresas falsamente alegam ser ecologicamente corretas.
A prática do greenwashing pode acarretar em repercussões legais, incluindo investigações por órgãos regulatórios, comprometimento da integridade e da reputação da companhia, perda de confiança dos clientes e até mesmo severas penalidades financeiras.
Para permitir que os clientes possam distinguir esforços sustentáveis genuínos das práticas de greenwashing, as empresas devem adotar uma abordagem transparente para suas iniciativas e, nesse contexto, os três principais fatores a serem considerados ao abordar ESG e sustentabilidade são:
- Autenticidade
As empresas devem dedicar tempo para identificar suas prioridades de sustentabilidade e desenvolver iniciativas de acordo com essa estratégia. Entender os valores essenciais do negócio como um todo e como esses valores se conectam com a sustentabilidade é fundamental. Para garantir que essa intersecção seja bem-sucedida, os principais tomadores de decisão devem ter um profundo entendimento do conceito de sustentabilidade. Uma abordagem autêntica para iniciativas de ESG fornece clareza ao permitir que clientes e principais partes interessadas entendam a lógica por trás das iniciativas e promova a confiança de forma adequada.
- Transparência
As empresas devem avaliar continuamente suas iniciativas de sustentabilidade em relação às principais métricas para compartilhar de forma transparente suas estatísticas atuais e mostrar melhorias à medida que continuam sua jornada. Por esse motivo, as empresas precisam alocar recursos para a coleta de dados necessária e para a análise relacionada. As métricas resultantes devem ser comunicadas com precisão aos clientes. Garantir que esses dados sejam apresentados de forma adequada e facilmente acessíveis é crucial para construir confiança.
- Processos e procedimentos
As diretrizes de relatórios de sustentabilidade logo se tornarão um requisito mandatório, com o foco imediato sendo nas divulgações relacionadas ao clima. Uma boa medida a ser considerada é configurar processos de negócios e estruturas de relatórios para atender aos requisitos regulatórios, independentemente do momento em que sua empresa será obrigada a relatar. Uma vez que os sistemas e iniciativas estejam em vigor, há um claro nível de confiança e credibilidade nos relatórios de sustentabilidade do negócio.