-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
A terceirização de processos financeiros, conhecida como outsourcing, é uma prática de negócios utilizada em empresas do mundo todo.
Segundo o estudo International Business Report (IBR) da Grant Thornton, duas em cada cinco empresas usam esta ferramenta com um meio para reduzir custos, melhorar a eficiência e garantir compliance. A pesquisa, que é trimestral, foi realizada com 2.571 empresários de 36 países, sendo 150 deles executivos brasileiros dos mais diversos setores da economia.
Os serviços de folha de pagamento e RH são os mais comuns no universo do outsourcing. No Brasil, 49% dos empresários afirmaram já ter terceirizado este processo. Globalmente, apenas 25% dos executivos já utilizaram terceiros para processar a folha. No setor financeiro e de contabilidade, a diferença é ainda maior: 60% dos brasileiros já utilizaram serviços de outsourcing, quando esse índice é de 20% no resto do mundo. A pesquisa também mostra que a América Latina é o continente onde as empresas mais utilizam serviços de outsourcing. Nas outras regiões, os empresários são mais receosos de terceirizar algumas áreas, principalmente a financeira, que envolve dados confidenciais.
Na hora de procurar um parceiro na área de outsourcing, os executivos brasileiros levam em conta confiança no fornecedor (55%), conhecimento na área de atuação da empresa (43%) e habilidade em oferecer soluções inovadoras (36%). Porém, em países como Estados Unidos (62%), Austrália (50%), Canadá (49%) e Reino Unido (46%), o custo é mais importante do que qualquer outro fator para determinar o prestador de serviço.
A qualidade da relação entre cliente e fornecedor (95%), comunicação (91%), gestão de recursos (88%) e experiência do provedor (86%) são os requisitos apontados como básicos pelos executivos brasileiros para que um serviço de outsourcing tenha ótimos resultados.
“Pela nossa experiência, empresas de todos os portes procuram terceirizar cada vez mais serviços de back-office financeiro e, para acompanhar esse crescimento, é importante que os prestadores de serviços estejam atentos para cumprir com as expectativas das empresas que procuram o outsourcing e façam investimentos constantes em tecnologia e treinamento de pessoal. Outro detalhe é que empresas estrangeiras e nacionais também buscam esta forma de serviço por conta da complexidade da legislação brasileira”, comenta Denis Satolo, Managing Partner da área de outsourcing da Grant Thornton Brasil.
Para as empresas que se utilizam de outsourcing, o estudo da Grant Thornton recomenda três ações: contratação de uma empresa que proporcione um leque vasto de serviços, revisão do relacionamento de forma frequente e definição de novas métricas para avaliação. Satolo acrescenta que “todas estas ações fazem com que o serviço traga mais resultados e valor agregado, como temos notado com muitos de nossos clientes ao longo dos anos”.