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Inovação

Preparando a inovação da sua empresa

Quando se tem o cargo de "diretor de inovação", há duas coisas que você pode perguntar aos CEOs e outros líderes empresariais seniores. "O que exatamente é inovação?"  E: "Como você pode ajudar a empresa a trabalhar isso?" 

Agora, podemos passar muito tempo debatendo o que a inovação realmente é. Provavelmente, isso poderia ter sido um dos maiores debates iniciais do gênero humano - quero dizer, a verdadeira inovação foi a roda ou o eixo? 

Se você acha que inovação é arte ou ciência, para os propósitos deste artigo, vamos apenas concordar com a seguinte definição: a capacidade de uma empresa resolver problemas continuamente e criar um novo valor para o qual ela pode ser paga.

Se organizar para estar preparado para a inovação

Sem dúvida nenhuma, em uma década em que a disrupção, e a mudança são o novo normal, o mantra não é mais "inovar ou morrer" - é mais como: "Não faça nada e você vai morrer!"

A boa notícia é que se preparar para a inovação é principalmente o senso comum. Por exemplo, quando você se propôs a construir seu negócio, você procurou:

  • ter um propósito e uma estratégia claros que motivassem as pessoas a trabalharem ao seu lado?
  • alinhar todas as atividades de suas empresas ao que seus clientes precisavam?
  • contratar e recompensar grandes pessoas que estejam interessadas em seus clientes?
  • sempre entender novas tecnologias relacionadas ao produto e ao serviço que sejam relevantes para sua indústria?
  • garantir que qualquer novo produto ou serviço que você criou seja alinhado à sua estratégia?

É improvável que qualquer empresário ou líder empresarial lendo isso negaria que esses eram os objetivos pretendidos quando eles começaram. O que é ótimo, pois estes são todos os ingredientes necessários para criar um negócio pronto para a inovação. 

O problema é que um monte de coisas difíceis tendem a entrar no caminho - isso é o que é conhecido como complexidade organizacional. À medida que sua empresa fica maior, manter o básico fica muito mais difícil. As coisas irritantes - como conformidade, gestão de pessoal não-conforme, fluxo de caixa irregular e concorrentes inovadores - geralmente podem desviar você do seu objetivo principal. 

É fácil encontrar pessoas que, apesar de serem operadores estratégicos muito inteligentes, não conversam mais com seus clientes ou entendem diretamente suas necessidades. Desenvolvedores de produtos talentosos, que geram ideias dentro do prédio. Controladores financeiros que não sabem o quanto sua organização está gastando em geração de ideias ou lançamentos de produtos com falhas. 

Complexidade - e, sem dúvida, "rotina" - são os vilões da inovação. Por outro lado, cumprir os princípios fundamentais de sua finalidade comercial e permanecer perto das necessidades de seus clientes ainda são as pedras angulares para uma forte visão inovadora.

Mas é preciso um pouco mais do que isso para ser devidamente grande na inovação. 

Então, aqui estão as nossas cinco dicas para ajudar as empresas complexas e ocupadas a se centrarem e colocarem a inovação e as necessidades dos clientes em primeiro lugar: 

1. Tenha sua própria metodologia ou modelo de inovação

Há muitos métodos lá fora. Se você escolhe Design ThinkingAgilidade  ou Co-Criação, o mais importante é testá-lo e torná-lo seu - mudar o idioma e adaptar o processo à sua cultura. Não existe uma maneira correta de fazer inovação; existe o jeito certo para o seu negócio.

2. Defina seus comportamentos culturais

A inovação é impossível sem motivar as pessoas. E as pessoas respondem melhor às pistas comportamentais que são encorajadas a seguir, como valores e comportamentos organizacionais. Peter Drucker, o pensador e escritor que em parte criou as bases dos negócios modernos, é famoso por dizer que "a cultura come a estratégia no café da manhã". Mas no coração de qualquer grande cultura está um “que” do qual todos podem se relacionar. Para a inovação prosperar, estes normalmente incluem colaboração, fail-fast, ter empatia e capacidade de construir e aprender.

3. Ter uma estrutura de tomada de decisão

Para empresas em rápido processo de crescimento, ter boas ideias não é o problema. A diferença entre aqueles que têm sorte e aqueles que ficam famosos é a capacidade de reconhecer a ideia certa e saber quando investir nela. Uma das melhores estruturas de inovação para a tomada de decisões saiu da empresa de consultoria e design IDEO no início dos anos 2000 - esta é a estrutura de Desejabilidade, Viabilidade e Disponibilidade. 

Aqui na Grant Thornton, criamos um "teste" em torno desses componentes. Isso ajuda as empresas a avaliarem o mérito das ideias como uma equipe de estratégia antes de investir além do status de produto viável mínimo (MVP). Se você usa ou não essa abordagem específica, você deve ter um método para diferenciar uma boa ideia de uma ideia mediana. E em caso de dúvida, crie um protótipo e aguarde os resultados.

4. Conheça seus potenciais de risco

Existem muitos tipos de inovação. Alguns acham que é tudo sobre ruptura. Dizemos que você deve dispensar até 70% de seus esforços de inovação em seu negócio principal (continuamente melhorando e iterando o que você vende hoje para seus clientes existentes).

Não beba a ruptura 'Kool-Aid' - sente-se como uma equipe executiva e decida quanto do seu esforço de inovação você quer concentrar na inovação de alto risco, e não no núcleo. E planeje de acordo - mapear sua atividade de inovação deve fazer parte de sua revisão estratégica anual. Uma estrutura útil para fins de planejamento é o Modelo de Ambição de Inovação HBR.

5. Contrate as pessoas certas e dê a elas os incentivos certos

É preciso diversidade para gerir um negócio de inovação. Mas nunca subestime o quão difícil é equilibrar a obtenção dos incentivos adequados para pessoas criativas, bem como pessoas estratégicas ou técnicas. Não se trata apenas de sacos de feijão e tênis de mesa. Se você quiser que a inovação prospere, você precisa de um ponto de vista de liderança que sustente uma cultura que permita que as estruturas mentais fixas e de aprendizagem coexistam. Você também precisa saber como detectar essas diferentes mentalidades e saber como recompensá-las.

Não sucumba ao viés inconsciente – defina sobre projetar sua cultura propositadamente, e não tenha medo de recompensar diferentes pessoas de maneiras diferentes. A inovação é centrada no ser humano. Começa com você como líder, motivando e recompensando as pessoas por assumir (ou gerenciar) os riscos que permitem a inovação.

Não deixe a inovação ao acaso

Combata a ruptura e permaneça sustentável, você não pode mais aliar isso. Escolas de negócios em todo o mundo agora estão fazendo inovação e componentes essenciais do design thinking em todos os graus de negócios e gerenciamento. As próximas gerações de líderes empresariais veem as habilidades de inovação como sendo ao menos tão críticas para o sucesso quanto as habilidades financeiras. 

Então volte ao básico. Promova seu negócio com as ferramentas e os processos necessários para realizar um futuro totalmente alinhado com a visão e a paixão que você teve quando criou sua empresa pela primeira vez.