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COVID-19

Resiliência comercial em prática para superar os impactos da Covid-19

Com o crescente impacto da COVID-19 sendo visto em todo o mundo, todos os setores enfrentarão efeitos significativos em sua cadeia de suprimentos, força de trabalho e fluxo de caixa. Ao permanecerem ágeis e alertas, os líderes empresariais podem tomar medidas para aumentar a resiliência em suas operações e mitigar o impacto.

Onde procurar informações oficiais

  • Orientações técnicas da Organização Mundial da Saúde
  • Diretrizes governamentais para empregadores e empresas
  • Orientação geral do governo sobre a situação

Como estamos respondendo ao coronavírus

  • Protegendo a saúde e o bem-estar de nossos clientes, funcionários e comunidades. 

Diversos órgãos alertaram que o coronavírus pode ser o maior risco para a economia global desde a crise financeira de 2008. As estimativas sugerem que o surto pode:

  • Reduzir o PIB em 0,5%
  • Reduzir pela metade o crescimento global em 2020
  • Aumentar a ausência de força de trabalho em 20%

Principais áreas de atenção para empresas

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Força de trabalho

Foram adotadas medidas para dar suporte à higiene e a saúde de seus funcionários, incluindo restrições a viagens internacionais e recomendações sobre a participação em reuniões com clientes, visitas a lugares de interesses e eventos?

Você tem uma política claramente comunicada sobre o que seu pessoal deve fazer se não se sentir bem?

O que isso significa para colegas e clientes se você suspeitar de um caso de coronavírus no seu local de trabalho?

Sua equipe pode trabalhar remotamente se o seu escritório precisar fechar?

Você precisa alterar ou reforçar suas políticas de trabalho?

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Consumidores e fornecedores

Pode haver consequências inesperadas para o seu negócio com o surto de coronavírus? Como você pode se planejar para isso? Você terá capital de giro para reiniciar seus negócios quando a atividade voltar ao normal?

Você precisa informar seus clientes e consumidores de quaisquer alterações em seus serviços? Isso pode incluir diferentes horários de abertura e atrasos nas entregas ou prazos.

Você tem planos para garantir uma comunicação regular e clara com os clientes sobre suas políticas e atualizações de serviços?

Quais clientes precisarão de prazos estendidos e quais fornecedores poderão exigir acordos diferentes? Entre em contato com seus fornecedores para determinar como eles podem te ajudar.

Com as viagens e exportações internacionais impactadas pelo coronavírus, você avaliou a força de sua cadeia de suprimentos e possui alternativas em funcionamento se precisar procurar outro fornecedor?

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Tributos

Com o coronavírus afetando seus lucros e fluxo de caixa, você precisa de tempo extra para pagar qualquer dívida tributária pendente? Você precisará celebrar um acordo de atraso de pagamento sob medida com o governo? A ausência de funcionários pode fazer com que você perca o prazo para a declaração?

Você poderá solicitar um reembolso por licença remunerada reivindicada por funcionários que não puderem trabalhar devido ao vírus? Você pode obter um empréstimo ou subvenção, ou reivindicar um desconto em impostos comerciais durante o surto?

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Auditoria

Qual será o impacto nos seus negócios, incluindo disponibilidade de crédito e fluxo de caixa, cadeia de suprimentos, acesso e impacto em seus clientes, disponibilidade da força de trabalho e acesso a qualquer suporte do governo? Dada a interrupção, você é capaz de obter as evidências e falar com quem precisa remotamente?

Você poderá adiar as datas da auditoria ou tomar providências para uma auditoria efetiva usando uma abordagem virtual (externa)? Como você a reagendará, dada a incerteza sobre quando a pandemia terminará? Os prazos podem ser prorrogados, particularmente seus termos de preenchimento?

Sua equipe de auditoria ainda é capaz de obter evidência de auditoria suficiente com restrições às suas instalações e pessoal? Como a auditoria de quaisquer operações/subsidiárias internacionais (componentes) será realizada para atender aos requisitos das normas e regulamentos de auditoria?

Você pode antecipar contagem de estoques antes das viagens serem proibidas? A gerência será capaz de produzir uma reconciliação antecipada e poderemos auditar isso? Como isso vai funcionar?

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Stakeholders

Você precisa fazer um contato proativo com seus stakeholders durante esses períodos difíceis? Comunique-se com seus financiadores, acionistas, clientes e funcionários desde o início e com frequência.

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Seguros

Você precisa verificar se sua cobertura de seguro o protegerá contra perdas de desastres naturais?

Uma reivindicação bem-sucedida pode ser feita contra você devido a uma política de interrupção de negócios ou cancelamento de eventos?

Você precisa de ajuda para quantificar o impacto financeiro de uma interrupção?

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Fluxo de caixa e financiamento

As alterações e os atrasos no seu serviço terão impacto no seu fluxo de caixa? Você precisa ter discussões com clientes ou fornecedores sobre termos de renegociação?

Você precisa falar com seus fornecedores de financiamento sobre acordos adicionais de financiamento e operacionais para os próximos meses?

Como serão as coisas daqui a seis meses?

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Risco e continuidade dos negócios

Você tem recursos suficientes para superar a pandemia e possui espaço para armazená-los? Você está preparado para a escassez e a volatilidade dos preços de produtos e mercadorias que não são para revenda?

Você possui uma política formal de trabalho remoto e é eficaz na prevenção de riscos à segurança cibernética? Seus funcionários têm clareza de qual é essa política?

Sua rede tem capacidade para toda a sua equipe trabalhar em casa ao mesmo tempo? Você sabe qual será o impacto nos seus negócios se as escolas públicas fecharem e sua equipe perder os serviços de cuidados infantis?

Sua equipe de suporte de TI, incluindo equipes de terceiros, será capaz de lidar com um grande número de faltas da equipe? Outros funcionários podem intervir para apoiar processos de negócios essenciais?

Sua equipe está ciente de quais serviços de saúde ocupacional estão disponíveis para eles? Você tem liquidez de capital para pagar quaisquer benefícios reivindicados?

Seus canais de comunicação são suficientes? Seus funcionários leem e entendem suas mensagens?

Integração e conexão para superar os desafios

A nossa rede global e nacional está conectada e trabalhando de maneira integrada para garantir a continuidade de nossos atendimentos, com a qualidade dos nossos serviços sem impactos externos.

A Grant Thornton Brasil está atenta às recomendações das autoridades oficiais de saúde e acionará as medidas necessárias para contribuir com a mitigação de maiores consequências sociais e econômicas.

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Conte com a Grant Thornton para gerenciar os impactos do Covid-19 nos seus negócios

Nossos especialistas podem auxiliar a sua empresa a permanecer ágil e alerta diante das constantes mudanças de cenário.

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