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Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
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Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
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Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
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Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
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Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
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Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
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Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
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PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
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Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
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Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
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RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
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RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
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Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
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Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
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Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
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Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
Case: SAF Botafogo
Recentemente foram publicados em alguns veículos de imprensa que a SAF do Botafogo estaria supostamente atrasada no atendimento de algumas cláusulas do acordo firmado com a antiga associação esportiva, especialmente em questões vinculadas à transparência em despesas operacionais e em relação aos mecanismos de controle de endividamento.
Durante uma entrevista à mídia independente que cobre o dia a dia do clube, Jonh Textor, proprietário da Eagle Holding, controlador e sócio majoritário da SAF Botafogo, explicava aos torcedores às dificuldades administrativas que a equipe atual está encontrando na operação do cotidiano da nova Sociedade Anônima do Futebol. Em suas palavras, o sócio majoritário, explicou que realizou aportes milionários onde os únicos instrumentos de controle estabelecidos eram planilhas eletrônicas, operadas por funcionários voluntariosos, porém desprovidos das ferramentas adequadas.
Ainda nesta entrevista, o executivo apontou que o clube não tinha nenhum sistema contábil em operação e que os problemas de integração (recorrentes nas corporações de grande porte) não ocorriam, pois, nada havia para ser integrado. Porém, a administração investiu quantia significativa na aquisição de um sistema completo que será customizado.
Análise dos desafios encontrados
Diante das informações é possível concluir que as notícias veiculadas podem trazer o cenário de dificuldades de divulgação de números da administração com grande precisão. Afinal, onde não há políticas e controles estabelecidos corretamente, a apuração dos resultados operacionais pode ser uma tarefa hercúlia ou até mesmo impossível.
Além da situação particular entre o antigo clube esportivo e a nova SAF é necessária atenção especial ao atendimento à Lei nº 14.193/2021 que permitiu a abertura da nova empresa. A referida legislação concedeu uma série de benefícios fiscais e tributários, porém exige contrapartidas como, por exemplo, a que consta no Art. 5 sobre a necessidade da implementação de uma estrutura de Governança Corporativa com a criação permanente do conselho de administração e do conselho fiscal.
Diagnóstico e atenção às particularidades do esporte
Para atender às exigências, portanto, é preciso efetuar um diagnóstico profundo da estrutura de Governança da Associação identificando fraquezas existentes e a necessidade de melhoria de processos e controles internos para a constituição da SAF. Caso a estrutura de políticas e controles internos não seja adequada, não será possível uma correta e efetiva atuação dos Órgãos de governança.
Importante ainda notar um outro fator: a indústria do esporte profissional de alto desempenho tem características particulares que jamais devem ser desprezadas. Inclusive, com informações operacionais sigilosas e de grande valor estratégico.
O cenário é complexo. Para melhor ilustrá-lo, considerando as especificidades da indústria, elencamos a seguir algumas situações hipotéticas, porém prováveis:
- A divulgação dos vencimentos de um determinado atleta pode influenciar em dificuldades na negociação de reforços, ou mesmo na renovação de outros jogadores;
- Embora os prazos dos contratos e dos direitos econômicos sejam de domínio público, valores de prêmios adicionais por metas específicas aplicados podem facilitar abordagens de concorrentes na contratação de jogadores do clube;
- Comparações internas de valores recebidos entre jogadores podem causar desconforto no dia a dia dos treinamentos e influenciar nos resultados em campo;
- Informações muito detalhadas ou imprecisas sobre endividamento e capacidade de pagamento podem colocar o Clube em posição desfavorável e influenciar negativamente em negociações pelo direito de transmissão de imagem ou com um potencial patrocinador;
- Divulgação das avaliações individuas de um atleta podem influenciar negativamente no relacionamento com agentes de mercado, ou mesmo inviabilizar transações em andamento.
Política de divulgação e tratamento das informações
É possível perceber que as informações operacionais são muito sensíveis e algumas são diretamente relacionadas às pessoas que ficariam expostas em relação aos seus dados particulares. Por outro lado, foram assumidas obrigações de divulgações periódicas que não podem ser negligenciadas.
A chave para o sucesso no atendimento às obrigações, sem perder a o controle das informações sensíveis, é trabalhar a granulometria das informações, sendo a informação mais aberta e detalhada exposta ao grupo qualificado mais restrito e, cada vez que as informações gerarem dados mais genéricos, os grupos de informações vão se ampliando.
A determinação de políticas de divulgação e o tratamento às informações precisam ser trabalhados de maneira adequada, por equipes que entendam profundamente o que o mercado precisa saber, o que os órgãos de governança e reguladores exigem e o que foi comprometido junto aos acordos particulares e específicos da transação.
Como a Grant Thornton Brasil pode auxiliar?
Contamos com profissionais com vasta experiência operacional, contábil, tributária, estratégica e especializada em assuntos de Governança Corporativa para auxiliar no desenho de regras e processos de compliance, otimizando operações e garantindo o atendimento aos rigores regulatórios, com a flexibilidade e a agilidade necessárias para o dia a dia da operação.