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Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
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Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
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Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
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Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
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Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
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Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
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Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
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PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
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Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
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Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
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RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
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RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
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Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
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Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
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Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
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Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
Importante destacar que atualmente grandes empresas brasileiras têm suas ações listadas nas bolsas norte-americanas, e esse número só vem aumentando ao longo da última década. Além disso, no Brasil temos diversas companhias subsidiárias de empresas que têm ações listadas em Nova Iorque e que, por melhores práticas, alinham suas políticas àquelas adotadas pelas matrizes americanas.
Por tudo isso, essa determinação da SEC demonstra a necessidade de as companhias construírem um Sistema de Gestão da Segurança da Informação cada vez mais robusto. Isso porque, em caso de incidentes cibernéticos reportados, essas empresas estarão à mercê de questionamentos dos investidores e do mercado quanto à capacidade das empresas no gerenciamento de questões relacionadas à segurança cibernética que, caso não demonstrada, pode trazer um risco reputacional e quebra da confiança de investidores.
Entre as competências que podem ser alvo de questionamentos e avaliações dos investidores, destacamos:
- Se a empresa possui um Programa de Segurança da Informação e Segurança Cibernética;
- Se possui riscos cibernéticos devidamente mapeados e se possui um processo de gerenciamento dos riscos atualizados;
- Se possui políticas voltadas à segurança cibernética;
- Quais as medidas de mitigação utilizadas para o monitoramento e a detecção de eventos de segurança;
- Se possui políticas e procedimentos de gerenciamento de incidentes;
- Se possui uma estrutura de Governança de Segurança e Tecnologia da Informação.
A expectativa é que os requisitos de divulgação de incidentes relevantes entrem em vigor a partir do dia 18 de dezembro de 2023. As divulgações atingem todas as entidades registradas na SEC para os exercícios fiscais encerrados em 15 de dezembro de 2023 ou posterior a essa data. No entanto, empresas menores terão 180 dias adicionais antes de serem obrigadas a fornecer as divulgações do Formulário 8-K.
Em relação aos dados da violação de segurança que devem ser divulgados, destaca-se:
- A data da descoberta da violação e o status atualizado do incidente;
- Breve descrição da natureza da violação e a extensão do incidente;
- Indicação de todos os dados que possam ter sido comprometidos, alterados, acessados ou usados sem autorização;
- Indicação do impacto desta violação nas operações da empresa;
- Informações sobre as ações de mitigação e remediação do incidente, tanto em andamento quanto já concluídas pela empresa.
Com essa nova regulamentação, a SEC busca dar elementos e maior transparência aos investidores na tomada de decisões acerca dos seus investimentos.
Vale destacar que a necessidade de reportes de incidentes não é uma novidade para as empresas brasileiras. Isso porque a própria Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impõe aos controladores, em seu art. 48, o dever de comunicar aos titulares e à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) a ocorrência de incidentes que possam causar riscos ou danos relevantes aos titulares.
As obrigações de reporte, tais como as da SEC e da ANPD, só reforçam a necessidade, cada vez mais latente, de um investimento claro na modernização dos processos de segurança cibernética e na estruturação da governança nas empresas, a fim de manter a transparência aos stakeholders e garantir uma melhoria contínua da gestão estratégica de riscos.