-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
Os executivos enfrentam cada vez mais problemas fora das suas áreas de especialização cotidiana e os conselhos consultivos fornecem aconselhamento independente sobre como navegar em tempos difíceis. Em um ambiente de negócios complexo e volátil, eles podem ajudar a conduzir seus negócios mesmo nas situações mais complicadas.
O que torna um conselho consultivo único?
Muitas grandes empresas têm um conselho institucional completo, com poder de decisão. Os membros de um conselho tradicional têm responsabilidades fiduciárias e seu papel tende a se concentrar na conformidade, na gestão de riscos e no monitoramento do desempenho dos negócios. Se eles trabalham na resolução de problemas ou em estratégias de crescimento, normalmente o fazem a partir de uma perspectiva estratégica de nível superior. A minimização do risco é uma prioridade.
Em contrapartida, um conselho consultivo não tem poder de decisão e os membros não têm as mesmas funções que os membros plenos do conselho. O seu foco tende a ser a maximização dos lucros e do crescimento, além da resolução de problemas. Os membros do conselho consultivo identificam frequentemente oportunidades de mercado e fornecem conexões e contatos que podem apoiar a expansão da empresa. A prioridade é capitalizar as oportunidades e como resolver os problemas.
Um conselho consultivo fornece sugestões, observações e ideias para quem toma as decisões do dia a dia. Esses tomadores de decisão podem então definer se devem ou não agir de acordo com a orientação. O conselho consultivo é ao mesmo tempo uma alternativa ao conselho tradicional e um complemento.
Conselhos consultivos podem ser eficazes
Pesquisas sobre conselhos consultivos demonstram sua eficácia:
- Uma pesquisa com líderes empresariais descobriu que 95,7% acreditavam que seu conselho consultivo agregava “valor real” aos seus negócios, de acordo com o The Alternative Board;
- Os conselhos consultivos ajudam as empresas a evitar erros custosos; ampliar conhecimentos e habilidades; entre outros benefícios, segundo pesquisa do Business Development Bank of Canada;
- Um estudo da Universidade de Columbia revelou que os conselhos consultivos ajudam as organizações a “permanecerem inovadoras e na vanguarda da sua indústria” e concluiu que, apesar de as experiências dos membros do conselho com insucessos passados não tenham evitado todas as falhas, claramente minimizaram a probabilidade de fracassos;
- Outro estudo realizado nos EUA descobriu que um conselho consultivo interprofissional pode ampliar as perspectivas dentro de uma organização e levar a novos insights.
Sua empresa precisa de um conselho consultivo?
Um conselho consultivo certamente não é um requisito para todas as empresas. Primeiro, a empresa precisa ter atingido um determinado tamanho. Além disso, sua empresa poderá se beneficiar de um conselho consultivo se:
- você está crescendo ou pretende crescer;
- você deseja arrecadar fundos;
- você pretende construir parcerias estratégicas;
- o negócio está enfrentando uma grande mudança de direção, com novos produtos ou expansão para novos mercados;
- os proprietários da empresa estão em processo de planejamento sucessório; e/ou
- a empresa está, ou estará à venda em breve.
Um conselho consultivo elevará o nível da conversa estratégica e pode ser a diferença entre os negócios normais e uma organização extremamente valiosa e altamente vendável.
Construindo um conselho consultivo
Você não precisa lançar um conselho consultivo de uma só vez. Pode começar com um único consultor. Pode ser alguém que conheça o mercado para o qual você está pensando em entrar, por exemplo, ou uma pessoa que entenda os desafios específicos que você está enfrentando.
A partir daí, você pode construir um conselho consultivo alternativo. Pode incluir uma pessoa-chave da empresa, possivelmente um diretor, algum executivo C-level ou o proprietário. O ideal é que você tenha um presidente independente com dois ou três consultores externos.
Os membros do seu conselho consultivo devem ser cuidadosamente selecionados para garantir que possuam as habilidades certas. Identifique áreas onde a sua empresa carece de conhecimento – por exemplo, podem ser insights sobre um determinado país, campanhas de marketing ou recrutamento.
À medida que a empresa cresce, o conselho consultivo informal pode mudar para uma configuração mais formal. Isto significa ter um estatuto do conselho, regras para os membros do conselho e um código de conduta. É vital que os membros compreendam claramente o seu próprio papel e os papéis de todos os outros no conselho e dentro da empresa.
Em última análise, dependendo do tamanho e da complexidade do negócio, poderá ser necessário estabelecer um conselho tradicional, para garantir que a empresa cumpra os seus requisitos regulamentares e de conformidade. Mesmo assim, ter um conselho consultivo significa que você pode continuar a ter conversas valiosas sobre como fazer o negócio crescer e resolver questões delicadas e complexas.
Os conselhos consultivos são um investimento na sua empresa
Manter um conselho consultivo não é gratuito, mas é um investimento genuíno no negócio. Com aconselhamento independente, a equipe de liderança pode obter uma perspectiva diferente sobre um problema.
Normalmente, não é durante uma gigantesca mudança que um conselho consultivo prova o seu valor. É um acúmulo de pequenas mudanças. Trata-se o fórum ideal para explorar oportunidades, resolver problemas e buscar aconselhamento. É uma forma de uma empresa investir no seu futuro e melhorar a responsabilização da equipe de gestão. Pode trazer conhecimento, experiência e capacidade onde e quando for necessário.
Em um momento de alta volatilidade como o que vivemos hoje, nunca foi tão valioso estabelecer um conselho consultivo eficaz para ajudar sua empresa a navegar pelos mares de incerteza e oportunidade, em direção a um futuro de sucesso.