Na indústria de tecnologia, 2024 será um ano importante para decidir a incorporação efetiva dos recursos de Inteligência Artificial generativa (GenAI) - uma forma de inteligência artificial capaz de gerar texto, imagens ou outros dados usando modelos generativos, muitas vezes em resposta a solicitações. 

Os modelos de IA generativa aprendem os padrões e a estrutura de seus dados de treinamento de entrada e, em seguida, geram novos dados com características semelhantes.

Grande parte das discussões em torno da Inteligência Artificial (IA) tem foco nos softwares, mas há também a necessidade de atenção ao hardware e à infraestrutura que precisam ser usados para treinar e, em última análise, operar esses modelos de IA. E neste ano há uma expectativa – que já começa a se concretizar – por uma onda de empresas que entrarão neste espaço. E, com isso, é provável que vejamos mais desenvolvimentos nesta área. 

empresário sentado junto à mesa no café e analisando indicadores no computador portátilMuito disso será movimentado pelo “CHIPS and Science Act”, lei federal dos Estados Unidos que autoriza cerca de US$ 280 bilhões em novos financiamentos para impulsionar a pesquisa e a fabricação doméstica de semicondutores, incluindo subsídios para a fabricação de chips, juntamente com créditos fiscais de investimento para custos de fabricação de equipamentos, com o intuito de fortalecer a resiliência da cadeia de abastecimento norte-americana.

Outra tendência para 2024 estará relacionada com o as taxas de juros. Espera-se uma estabilização – ou até mesmo uma redução. Muitas empresas de tecnologia têm enfrentado desafios reais na obtenção de capital nos últimos dois anos. Com isso, houve um sufocamento da atividade de fusões e aquisições, claro, os mercados de IPO foram efetivamente fechados. Então, para este ano, se elas começarem a se estabilizar ou a cair, poderá haver um aumento nas atividades de fusões e aquisições, e até mesmo de IPO, durante o primeiro semestre do ano.

 

As empresas que finalmente conseguirem passar pela janela do IPO, assim que ela for reaberta, terão uma aparência muito diferente do que eram em 2021. Agora existe a expectativa dos investidores de que as empresas de tecnologia terão um caminho comprovado para a lucratividade.

É assim que a indústria tecnológica se prepara para 2024, com muitas oportunidades para fazer progressos reais.

Como a Grant Thornton Brasil pode ajudar

Conte com nossas equipes multidisciplinares para auxiliar a sua empresa no desenvolvimento de estratégias digitais e na implementação de novas tecnologias.