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Transformando usuários em embaixadores de cibersegurança nas empresas

Everson Probst
Por:
Linhas de conexões
Destaques

Muitos profissionais de segurança cibernética consideram os usuários finais como a maior vulnerabilidade na defesa contra ameaças. Essa percepção, embora comum, é limitante. As organizações devem reconhecer o potencial de desenvolvimento de agentes facilitadores e embaixadores de cibersegurança.

Treinar os usuários para apoiar as equipes de tecnologia e segurança na identificação de riscos e na melhoria dos processos é uma estratégia eficaz para fortalecer a cultura de segurança das organizações.

Como promover a cibersegurança junto aos usuários

É importante entender que a segurança cibernética é uma responsabilidade compartilhada, já que ela atua por meio de tecnologia, processos e pessoas. Enquanto os times de tecnologia e segurança possuem qualificação e ferramentas para implementar e monitorar os controles, os usuários são quem de fato interagem com os sistemas e os dados. Isto oferece uma oportunidade para a detecção de ameaças e comportamentos anormais.

Quando treinados correta e consistentemente, os usuários podem atuar como uma primeira linha de defesa, relatando atividades suspeitas e ajudando a prevenir incidentes de segurança antes que eles se agravem.

Treinamento contínuos

Para transformar usuários em embaixadores de segurança, as empresas devem realizar programas de treinamento contínuos. Esses programas devem ir além da transmissão de informações e testes de conhecimento – muitas vezes realizados apenas para registros de realização –, buscando o engajamento, demonstrando aos usuários como eles podem atuar ativamente para a segurança da organização.

Alguns exemplos que podem ser eficazes para desenvolver uma cultura de segurança participativa nas organizações:

  • Treinamentos curtos
  • Recursos de gamificação
  • Simulações de phishing
  • Simulados de crise (tabletop)
  • Testes de árvore de acionamento
  • E-learning
  • Entre outras técnicas de conscientização e treinamento

Comunicação clara e incentivos às boas práticas

Além do treinamento, a comunicação clara e transparente é essencial. Os usuários precisam entender a razão por trás dos jargões técnicos das políticas de segurança.

Explicar de forma objetiva os benefícios dos controles de segurança ajuda a construir um senso de responsabilidade coletiva e, quando os usuários sentem que suas ações têm impacto direto na proteção da empresa, eles estão mais propensos a aderir às boas práticas.

Incentivar e recompensar comportamentos positivos é outra estratégia eficiente. Reconhecer os funcionários que relatam incidentes de segurança, phishing ou que demonstram um comprometimento alinhado com as práticas de segurança pode motivar os outros. Esse reconhecimento pode ser realizado de diversas maneiras, desde menções em reuniões e boletins internos até premiações.

Benefícios em ter os usuários como aliados na segurança cibernética

Uma abordagem positiva reforça a importância da segurança e cria um ambiente onde os usuários se sentem valorizados. Dessa forma, compreender os usuários como aliados na segurança cibernética e não como pontos fracos pode transformar a abordagem de segurança.

Com o treinamento, comunicação e incentivos positivos, eles podem se tornar fontes adicionais para os times técnicos, contribuindo para a identificação precoce de riscos e para a implementação de melhorias contínuas nos processos de segurança.