Agência O Globo

Cresce o otimismo do empresariado brasileiro para 2024

Esse é apenas um dos insights da edição do primeiro trimestre da International Business Report (IBR), realizado pela Grant Thornton, uma das maiores empresas de consultoria, auditoria e tributos do mundo. A pesquisa foi realizada com 5 mil lideranças empresariais de companhias de médio porte em 28 países e abrange diversos indicadores como receita, investimentos, empregabilidade e perspectivas sobre setores específicos, além de medir o otimismo geral sobre o futuro da economia e dos negócios.

De acordo com os dados, o otimismo dos líderes brasileiros em relação à economia para os próximos 12 meses aumentou de 60% no fim do ano passado, para 72%. A expectativa de receita seguiu a mesma linha, com 79% dos empresários brasileiros prevendo aumentar o faturamento, porcentagem acima da média global (61%), quatro pontos percentuais (p.p.) maior do que em 2023.

Para Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton no Brasil, "as incertezas, sejam no mercado nacional ou internacional, levam a mudanças de expectativas relevantes, o que nos mostrou a necessidade de aumentar a frequência da pesquisa para identificarmos os impactos no otimismo dos empresários. A pesquisa, antes semestral, passa a ser realizada trimestralmente para apresentar um termômetro ainda mais fiel ao mercado", afirma o executivo.

Leia a matéria completa no portal da Agência O Globo