banner image
Varejo Brasil

Fraudes em grandes empresas ocorrem por falta de respostas adequadas

Pesquisa mostra que 63% das empresas identificaram, pelo menos, uma fraude nos últimos 12 meses

as empresas de médio e grande porte do Brasil, 80% das fraudes estão relacionadas a falhas ou ausência de mecanismos de resposta às ameaças. Os dados são da pesquisa Diagnóstico das Fraudes no Brasil, realizada pela Grant Thornton Brasil, entre maio e agosto deste ano, e revelam que 63% dos respondentes identificaram uma ou mais fraudes nos últimos 12 meses.

Já nas empresas de pequeno porte, a falta ou a deficiência de controles corresponde a 85% das fraudes. Em 69% dos casos, a organização não consegue reunir subsídios para justificar uma demissão por justa causa, precisando arcar com os custos diretos da fraude e as despesas rescisórias a benefício dos responsáveis pelas irregularidades.

Identificar fraudes no ambiente corporativo pode ser desafiador, especialmente diante da sofisticação das técnicas utilizadas pelos fraudadores para camuflar suas ações. Muitas vezes, as práticas ilícitas envolvem profissionais em posições de confiança, que têm acesso privilegiado a informações sensíveis e sistemas.

Leia a matéria completa do Varejo Brasil