banner image
Agência O Globo

Incerteza econômica desafia crescimento empresarial no país

O otimismo do empresário brasileiro em relação ao futuro da economia e dos negócios sofreu uma queda no segundo trimestre do ano, de acordo com o International Business Report (IBR). A pesquisa trimestral realizada pela Grant Thornton, uma das maiores empresas de consultoria, auditoria e tributos do mundo, revela que 66% dos líderes do middle market estão otimistas em relação aos próximos 12 meses, 6 p.p abaixo em comparação ao primeiro trimestre do ano. O estudo avalia a perspectiva de mais de 5 mil lideranças empresariais em 28 países e abrange diversos indicadores como receita, investimentos e perspectivas sobre setores específicos.

De acordo com o levantamento, o principal impeditivo para a continuidade dos investimentos é a incerteza econômica, fator limitante para 52% dos empresários brasileiros, que teve aumento de 3 p.p em comparação com o primeiro trimestre deste ano.

Daniel foto CEOPara o CEO da Grant Thornton no Brasil, Daniel Maranhão, “a demora no processo de ajustes nos textos e na aprovação da reforma tributária, em conjunto com a instabilidade nas contas públicas e taxas de juros elevadas, têm aumentado as incertezas entre os empresários”. Outro aspecto que se destacou foi a preocupação com os custos de produção, apontada por 51% dos empresários, seguida pela burocracia, que impacta diretamente o crescimento do mercado de acordo com 49% dos entrevistados, demonstrando que a reforma tributária ainda é um tema delicado para muitos líderes no Brasil.

Leia a matéria completa