banner image
Valor Agregado

Previsão de otimismo empresarial no Brasil cai para 2025

O otimismo dos empresários brasileiros em relação ao futuro da economia e dos negócios para os próximos 12 meses, caiu 6 pontos percentuais (p.p) no

último trimestre de 2024, passando de 80% para 74%, de acordo com o International Business Report (IBR). A pesquisa, realizada pela Grant Thornton envolvendo 4 mil lideranças de diversas indústrias em 31 países, aponta que os principais desafios enfrentados pelos empresários incluem, principalmente, a burocracia, a escassez de profissionais qualificados e a instabilidade econômica.

Além destes fatores, a preocupação do empresariado brasileiro com a baixa disponibilidade de financiamento com taxas de juros menores às praticadas atualmente cresceu para os próximos meses, de 30% no terceiro trimestre de 2024, para 33%, ao contrário da América do Sul que subiu de 32% para 37% e, globalmente, aumentando de 41% para 43%.

Daniel Maranhão, CEO da Grant Thornton Brasil, destaca as perspectivas de incertezas quanto ao aumento da dívida pública brasileira, reforma tributária, juros altos e expectativas do aumento da inflação como motivos de apreensão econômica para este panorama no país. “A alta nos juros retrai o consumo e os financiamentos, aumentando a incerteza quanto a investimentos e crescimento dos negócios dos empresários em relação ao futuro. A inflação, por sua vez, contribui para um cenário econômico instável, dificultando o planejamento e a tomada de decisões”, comenta.

Leia a matéria completa