-
Auditoria Independente
Avaliação de controles internos e características operacionais para alinhar às boas práticas de governança
-
Consultoria Contábil
Foco em instrumentos financeiros e contratos de seguros, cumprimento de requisitos e mudanças regulatórias
-
Consultoria Financeira
Especialidade técnica e soluções tecnológicas para identificar oportunidades operacionais e de negócios
-
Auditoria Interna
Avaliação de gestão de riscos e controles internos, incluindo aspectos socioambientais para elevar a performance
-
Modelagem de Riscos
Predição com estatística e machine learning aplicados à gestão de riscos
-
Soluções em Tecnologia
Otimização de processos e controles, atendimento de requerimentos regulatórios e melhor eficiência operacional
-
Open Banking
Integração dos aspectos de governança e tecnologia para o processo de adesão e manutenção junto ao Bacen
-
PIX
Inovação e inclusão no sistema de meios de pagamento
-
Gestão eficiente da cadeia de suprimentos hospitalar
Consolidação, redução de custos de aquisições, padronização e otimização do processo de compras
-
Auditoria interna hospitalar
Solução de data analytics para execução de auditoria interna focada no setor da saúde, garantindo maior agilidade e precisão na tomada de decisões
-
RN 443 – Implantação geral e emissão de PPA
Maiores controles internos e gestão de riscos para fins de solvência das operadoras de planos de assistência à saúde
-
RN 452 – Apoio da estruturação da auditoria interna de compliance
Avaliação de resultados das operadoras de saúde para assegurar conformidade legal em seus processos
-
Relatório SOC 2
Com Relatório SOC, certificação e parecer independente é possível agregar credibilidade aos beneficiários do setor de saúde sobre os processos internos e controles
-
Energia e tecnologia limpa
Soluções para para geradores, investidores ou concessionárias prestadoras de serviços públicos que desejam investir no mercado de energia sustentável.
-
Petróleo e Gás
Auxiliamos sua empresa na procura de opções de financiamento, gerenciamento de risco e na criação de legitimidade local para operar.
-
Mineração
Construção de força de trabalho com mais mobilidade, entendimento das alterações da legislação e elaboração de processos para gerenciar riscos de corrupção.
Pesquisa visa medir o nível de adoção do BIM e a maturidade de seu uso entre as empresas de construção do país
O uso do BIM (Building Information Modeling) será obrigatório para obras públicas no Brasil a partir de janeiro de 2021, conforme decreto nº 9.377. Dentre os benefícios, a metodologia traz ganhos de produtividade, redução de desperdícios, desempenho e controle mais afinado da obra e da operação das edificações. A expectativa é que a obrigatoriedade logo se desdobre para o setor privado.
Entretanto, o Brasil ainda se encontra num estágio muito incipiente de adoção da metodologia. Diante deste cenário, o Sienge, solução líder no País em gestão na área de construção civil, em parceria com a Grant Thornton Brasil – empresa global de auditoria e consultoria - realizam uma pesquisa pioneira para avaliar a maturidade das empresas brasileiras na adoção da metodologia BIM. A iniciativa conta com o apoio da ABDI (Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e do Sinduscon/CE.
O estudo será dividido em três etapas. A primeira, em andamento entre os dias 29 de junho e 24 de julho, tem o objetivo de mapear as empresas que já utilizam ou planejam utilizar a metodologia BIM. A intenção, neste momento, é atingir o máximo de profissionais da construção para ter um raio-X preciso do mercado. Para participar basta responder ao formulário disponível no site: https://www.sienge.com.br/mapeamento-de-maturidade-bim-brasil/
Já na segunda fase, prevista para ocorrer no mês de agosto, a pesquisa terá como foco entender a maturidade de uso do BIM nas empresas que já adotaram a metodologia ou planejam adotar. Na terceira e última etapa, em novembro, teremos o lançamento deste mapeamento ao mercado. A partir dos dados coletados pelo estudo será possível entender quais os desafios a serem superados e os passos necessários ao longo do processo de maturação do BIM no País.
Para Giseli Anversa, Lead Product Manager do Sienge, a metodologia BIM é a alavanca que trará a transformação digital para o canteiro de obras. “Realizar este mapeamento é, ao mesmo tempo, um desafio e um marco na história do BIM em nosso País. É um olhar atento à realidade da Indústria da Construção para apoiar e incentivar o aumento da maturidade BIM no Brasil. Apesar do Governo Federal já ter estabelecido prazos para adoção do BIM em obras públicas, há uma grande pressão por parte do mercado, em todo mundo. O Brasil ainda se encontra num estágio muito incipiente de adoção da metodologia.
“O setor da construção no país precisa se preparar para inovações disruptivas, de acordo com as tendências da Construção 4.0. A metodologia BIM faz parte desta tendência global e está progressivamente, se tornando um agente importante para preencher as lacunas necessárias relacionadas à melhoria na transformação digital e consequentemente, na produtividade do setor”, afirma Luiz Iamamoto, líder do setor de Infraestrutura e Projetos de Capital.
Dados de mercado
De acordo com a CMAA Emerging Technologies Committee Members: Soad, mais de 30% dos custos globais na Construção Civil são gastos em campo devido a erros de coordenação, desperdício de material, ineficiência do trabalho e outros problemas na abordagem atual da construção. Para melhorar esta situação, a iniciativa do governo pretende aumentar em dez vezes a implantação do BIM.
Com isso, espera-se que 50% do PIB da construção civil utilize a metodologia até 2024. Por meio de protótipos e simulação da construção, o BIM permite criar melhores projetos e reduzir retrabalhos e desperdício de material e mão de obra. O BIM permite construir obras virtualmente, da concepção à demolição, passando por toda a operação ao longo de sua vida útil.
Sobre o Sienge
O Sienge é uma solução de gestão especialista para a indústria da construção. Com quase 30 anos de mercado e mais de 3 mil clientes, o Sienge é uma plataforma de tecnologia e conteúdo voltado a construtoras e incorporadoras. Para saber mais, acesse https://www.sienge.com.br.
Sienge, uma marca do grupo Softplan.
Sobre a Grant Thornton
A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 56.000 colaboradores. No Brasil, está presente em 10 escritórios nas principais capitais do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, combinando excelência, relacionamentos produtivos e custo benefício, a Grant Thornton tem como objetivo desbloquear o potencial de crescimento das empresas. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.
Informações para a imprensa
Sienge
Trama Comunicação
Bruno Costa
Executivo de Atendimento
brunoc@tramaweb.com.br
(11) 99187-5984
Lizandra Cardelino
Gerente de Atendimento
lizandra@tramaweb.com.br
(11) 98225-2278
Grant Thornton
Tamer Comunicação
Eliane Santos
elianesantos@tamer.com.br
(11) 99911-1344
Evandro Ribeiro
evandro@tamer.com.br
(13) 98132-6511