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Uma pesquisa realizada pela Grant Thornton Brasil, empresa especializada em consultoria e auditoria, e Culture for Performance, empresa especializada em projetos de cultura organizacional, apontou que adaptabilidade, conectividade digital e bem-estar dos funcionários são algumas das novas prioridades para as empresas após o advindo da pandemia de Covid-19 neste ano.
A pesquisa foi realizada com 2 mil colaboradores, em todas as regiões do Brasil, entre 19 de junho e 29 de julho, e procurou entender como a pandemia impactou as organizações e sua cultura, quais as novas prioridades das empresas e funcionários e o que será necessário para essas empresas se adaptarem ao “novo normal”.
O levantamento de dados foi realizado mediante a aplicação de questionário tomando por base a metodologia criada por Richard Barrett para assessment de cultura organizacional. Esta metodologia é utilizada em 100 países e tanto Grant Thornton com Culture for Performance possuem profissionais certificados nela. No questionário, os respondentes apontaram quais eram os 10 principais valores no pré-covid-19, durante o covid-19 e, o que eles esperam que seja relevante para o período pós-covid.
O resultado mostrou que antes da pandemia o valor ‘atingir objetivos’ era relevante para 31%, seguido de comprometimento (23%); crescimento na organização (22%) e, adaptabilidade para apenas 22%. Ainda constavam na lista dos 10 mais prioritários: ética, aprendizagem contínua, assumir riscos, agilidade, alianças estratégicas e, por último, redução de custos.
Contudo, durante a covid, as prioridades das empresas passaram a ser diferentes. Adaptabilidade triplicou de importância, subindo para a 1° posição e entraram na lista dos 10 mais importantes valores alguns que não constavam antes, como conectividade digital (29%), atitude positiva (25%), bem estar (23%), cautela (20%), compartilhar informações e comunicação aberta (ambos com 19%). E vários outros valores saíram da lista de prioridades.
Ronaldo Loyola, sócio da área de Capital Humano da Grant Thornton, explica que “durante a crise da Covid, as empresas estão tendo que se adaptar mais rapidamente, acelerando a digitalização do seu negócio. Além disso, aumentou a importância da aprendizagem e há uma grande demanda por bem-estar e por comunicação transparente e com significado”, explica ele.
Os resultados do estudo mostram ainda que alguns valores como atingir objetivos, crescimento da empresa, ética, assumir riscos, agilidade e alianças estratégicas não estão sendo mais tão prioritários durante a pandemia. Caio Brisolla, sócio da Culture for Performance, afirma que “neste momento delicado, as empresas estão assumindo poucos riscos e as decisões são mais lentas. Os objetivos para o ano tendem a ser revistos e a agenda de crescimento perdeu força. Por outro lado, alguns itens que às vezes geram dispersão de energia dentro das organizações perderam força, tais como: burocracia, controle, hierarquia e feudos”.
Adicionalmente, o material deixa claro que alguns outros temas ganharam muita importância agora durante a crise da Covid. “Ampliando a análise, podemos notar que administrar bem sob pressão, colaboração entre grupos, engajamento dos funcionários e trabalho em equipe se tornam mais importantes”, afirma Loyola.
A pesquisa da Grant Thornton Brasil e da Culture for Performance também identificou quais são os valores que as empresas julgam mais importantes pós covid. Adaptabilidade permaneceu na liderança, agora com 52%. Contudo, alguns valores mudaram na escala de prioridade, em comparação com o cenário agora durante a pandemia. Bem estar subiu para a segunda colocação, com 30%, por exemplo.
Uma das conclusões interessantes do estudo é que boa parte do aprendizado das empresas durante a covid contribuirá para a retomada após a pandemia. A pesquisa aponta que seis dos valores mais vivenciados durante a Covid também são requisitados após a crise: adaptabilidade, bem estar, conectividade digital, aprendizagem contínua, atitude positiva e comunicação aberta.
Mas, também há lição de casa para os líderes. O sócio da Culture for Performance, Caio Brisolla, explica que “os desafios impostos pela pandemia mostraram que as lideranças precisam ser desenvolvidas para se adaptar ao ‘novo normal’ e que não é mais possível contar apenas com suas experiências passadas. Também há uma clara demanda para que as organizações sejam mais humanas e se preocupem genuinamente com o bem estar das pessoas! Paralelamente, as empresas vão precisar investir mais consistentemente em melhorias e cada vez mais buscar soluções criativas, principalmente para situações inusitadas, diferentes”, afirma.
Sobre a Grant Thornton
A Grant Thornton é uma das maiores empresas de auditoria, tributos, consultoria, transações e BPS, com presença em mais de 140 países e um time de mais de 56.000 colaboradores. No Brasil, está presente nos 10 principais centros de negócios do país, atendendo empresas nas mais variadas etapas de crescimento, desde startups a companhias abertas. Com uma forma de trabalho customizada, combinando excelência, relacionamentos produtivos e custo benefício, a Grant Thornton tem como objetivo desbloquear o potencial de crescimento das empresas. Firma-membro da Grant Thornton International Ltda., conta com uma equipe de especialistas experientes e equipes multidisciplinares e acesso global às mais variadas metodologias, ferramentas e profissionais da rede global da Grant Thornton.
Sobre a Culture for Performance
A Culture for Performance é uma empresa especializada em treinamento e consultoria na área de diagnóstico, gestão e transformação de cultura organizacional. É a maior empresa brasileira de certificação na metodologia internacional criada por Richard Barrett para análise de cultura tendo certificado quase 400 profissionais no Brasil e América Latina. Na área de consultoria, a Culture for Performance já realizou mais de 30 projetos em empresas de diversos portes e segmentos no Brasil e na América Latina.
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