banner image
InvestNews

Informação ESG nos balanços aumenta a emissão de títulos sustentáveis?

Na minha última coluna contei que o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a adotar as novas regras de sustentabilidade da Fundação IFRS, entidade que também elabora as normas mundiais de informações financeiras aos investidores. Agora, com as informações de ESG no balanço das empresas, poderemos começar a analisar se a emissão de títulos verdes se tornará realmente robusta ao ponto de ser majoritária como fonte de financiamento dos negócios.

O que pode acontecer em breve é que, uma das consequências de aumentar a transparência sobre os impactos financeiros avaliando os riscos e oportunidades ESG nos balanços das companhias, é gerar um efeito positivo na captação de financiamentos verdes para atingir metas sustentáveis que antes não estavam relacionadas à operação da empresa, ou mesmo porque o custo de capital era maior se emitissem sob o selo verde.

Até o momento, não existia no mercado um custo de capital menor para esse tipo de financiamento que incentivasse as empresas a emitirem mais títulos verdes ou sociais. Pude comprovar isso ao conversar com mais de 100 diretores financeiros de grandes empresas sobre o tema captação de empréstimos por meio de títulos sustentáveis e não ouvi de nenhum deles que havia uma taxa diferenciada melhor dos bancos se emitissem sob o selo ESG. 

Acesse completo em InvestNews

Copie o texto dessa página